Tratamento da parestesia em hansênicos com a Nova Craniopuntura de Yamamoto: estudo de caso

  • Mário José Araújo Neto UNIRG
  • Patrícia Von Rondon
  • Kárita Modesto Pereira
  • Karini Cavalcanti Silva PUC/GO

Resumo

Introdução: a hanseníase é uma doença neurológica e seu agente causador, bacilo de Hansen, tem predileção por células cutâneas e dos nervos periféricos, causando lesões nessas. Deixa como uma das sequelas, em muitos casos, parestesia nas extremidades. Objetivo: aplicar e comprovar a eficácia da Nova Craniopuntura de Yamamoto no tratamento de parestesia em hansênicos. Materiais e método: realizou-se estudo de caso, utilizando-se agulhas próprias para acupuntura em sessões semanais, punturou-se pontos específicos para tratar a diminuição da sensibilidade causada pela hanseníase. Para fins de comparação foi realizada antes e após cada sessão de tratamento avaliação de sensibilidade nas extremidades utilizando um conjunto de 6 monofilamentos, modelo de bolso, Semmes-Weinstein®. Resultados: Após quatro sessões obteve-se melhora em todos os pontos testados, apenas um ponto no dermátomo de C7 no lado esquerdo não houve recuperação total da sensibilidade. Conclusão: foram obtidos resultados satisfatórios no tratamento de parestesia nas mãos e pés, e o paciente que era classificado com incapacidade de grau 1, ao final do tratamento foi avaliado sem incapacidade sensitiva, grau 0.

Biografia do Autor

Mário José Araújo Neto, UNIRG
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Atualmente é fisioterapeuta - Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins e fisioterapeuta - Secretaria Municipal de Saúde de Colinas do Tocantins - TO. Tem experiência na área de Fisioterapia, com especialização em Terapia Manual e Postural E Acupuntura, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisioterapia, Fisioterapia Forense e Acupuntura
Patrícia Von Rondon
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade José do Rosário Vellano (1999). Tem experiência na área desde 2000.Hoje atua como Fisioterapeuta (concursada)na Prefeitura Municipal de Conceição do Araguaia-PA.
Kárita Modesto Pereira
Tem experiência na área de Fisioterapia Hospitalar; Capacitação de Multiplicadores em Prevenção de Incapacidades em Hanseníase (SESAU/MS); Capacitação 1ª Etapa em Reabilitação Cirúrgica em Hanseníase (SESAU/MS) e Capacitação de Multiplicadores em Ações de Controle da Hanseníase (SESAU).
Karini Cavalcanti Silva, PUC/GO
Fisioterapeuta graduada pela Universidade Estadual de Goiás (2004), mestre em Ciências da Saúde - UNB. Supervisora de estágio PUC - Goiás Foi preceptora de estágio em fisioterapia neurofuncional no Centro Universitário UNIEURO (Brasília), supervisora técnica da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (ADFEGO), supervisora de estágio em fisioterapia neurofuncional faculdade PADRÃO, professora do Curso de formação profissional em acupuntura NIRE-UEG, e CDCS Cambury. Ministrante de Cursos na área de fisioterapia e acupuntura. Foi supervisora em fisioterapia traumato-ortopédica e fisioterapia neurofuncional na Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), professora e supervisora do curso de formação profissional em Acupuntura pela UNISAÚDE, atuou como fisioterapeuta e acupunturista no Instituto Goiano de Reabilitação e Fisioterapia (IGOR Fisioterapia), Instituto Goiano de Fisioterapia (IGF), Studio Balance e Centro de Investigações Neurológicas (CIN). Tem experiência nas áreas de Fisioterapia Neurofuncional, Traumato-Ortopédica e Respiratória, Acupuntura, Biofeedback. Especialista em Acupuntura, Fisioterapia Neurofuncional (latu sensu), com o curso internacional em Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva - PNF e Técnica em Velocidade de Condução em exames de eletroneuromiografia.
Publicado
2014-09-04
Seção
Artigos