Tratamento da parestesia em hansênicos com a Nova Craniopuntura de Yamamoto: estudo de caso
Resumo
Introdução: a hanseníase é uma doença neurológica e seu agente causador, bacilo de Hansen, tem predileção por células cutâneas e dos nervos periféricos, causando lesões nessas. Deixa como uma das sequelas, em muitos casos, parestesia nas extremidades. Objetivo: aplicar e comprovar a eficácia da Nova Craniopuntura de Yamamoto no tratamento de parestesia em hansênicos. Materiais e método: realizou-se estudo de caso, utilizando-se agulhas próprias para acupuntura em sessões semanais, punturou-se pontos específicos para tratar a diminuição da sensibilidade causada pela hanseníase. Para fins de comparação foi realizada antes e após cada sessão de tratamento avaliação de sensibilidade nas extremidades utilizando um conjunto de 6 monofilamentos, modelo de bolso, Semmes-Weinstein®. Resultados: Após quatro sessões obteve-se melhora em todos os pontos testados, apenas um ponto no dermátomo de C7 no lado esquerdo não houve recuperação total da sensibilidade. Conclusão: foram obtidos resultados satisfatórios no tratamento de parestesia nas mãos e pés, e o paciente que era classificado com incapacidade de grau 1, ao final do tratamento foi avaliado sem incapacidade sensitiva, grau 0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.