TERAPIA COMUNITÁRIA: UMA FERRAMENTA UTILIZADA PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA
Resumo
Introdução:A Terapia Comunitária (TC) desponta como uma ferramenta utilizada para promover laços solidários através da valorização da identidade cultural do indivíduo, visando à Promoção da Saúde. O Ministério da Saúde incentiva à capacitação dos profissionais da Atenção Básica no sentido de prepará-los para lidar com os sofrimentos e demandas psicossociais para que a resolutividade desse nível de atenção seja alcançada. Problema da pesquisa: como a TC pode contribuir para Promoção da Saúde na Estratégia Saúde da Família (ESF)? Objeto: a contribuição da TC para a Promoção da Saúde na ESF. Objetivou-se descrever a utilização da TC como prática de Promoção da Saúde na ESF; identificar os impactos da TC na vida dos seus participantes e discutir a TC como uma nova ferramenta para os Profissionais de Saúde na Promoção da Saúde. Metodologia:Pesquisa descritiva exploratória, abordagem qualitativa, cujos sujeitos foram 15 (quinze) participantes da TC em uma Clínica da Família localizada no Rio de Janeiro. Resultados:A partir da analise das falas dos participantes, emergiram 03 (três) categorias:a utilização da TC como prática de Promoção da Saúde na concepção dos usuários da ESF: enfrentando os problemas; impactos positivos da TC na vida dos seus participantes: o resgate das pérolas a partir dos sofrimentos e a utilização da TC como tecnologia do cuidado: um instrumento transformador nas mãos do profissional de Saúde. Conclusão:a TC como tecnologia leve, tornou-se mais uma ferramenta para o arsenal dos Profissionais de Saúde que atuam na Atenção Básica, pois estes profissionais criam vínculos com a comunidade sob sua assistência.
Palavras chave: Terapia Comunitária, Enfermagem, Promoção da Saúde, Atenção Básica.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.