TERAPIA COMUNITÁRIA: UMA FERRAMENTA UTILIZADA PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA

  • Vanessa Galdino de Paula Universidade Anhanguera de Niterói
  • Anderson Moreira Lima
  • Eugenio Fuentes Perez Junior Especialista em Docência do Ensino Superior/IAVM/UCAM. Especialista em Gestão de Serviços de Saúde ENSP/FIOCRUZ. Hospital Estadual Azevedo Lima/SES/RJ.
  • Karla Camila Correia da Silva

Resumo

Introdução:A Terapia Comunitária (TC) desponta como uma ferramenta utilizada para promover laços solidários através da valorização da identidade cultural do indivíduo, visando à Promoção da Saúde. O Ministério da Saúde incentiva à capacitação dos profissionais da Atenção Básica no sentido de prepará-los para lidar com os sofrimentos e demandas psicossociais para que a resolutividade desse nível de atenção seja alcançada. Problema da pesquisa: como a TC pode contribuir para Promoção da Saúde na Estratégia Saúde da Família (ESF)? Objeto: a contribuição da TC para a Promoção da Saúde na ESF. Objetivou-se descrever a utilização da TC como prática de Promoção da Saúde na ESF; identificar os impactos da TC na vida dos seus participantes e discutir a TC como uma nova ferramenta para os Profissionais de Saúde na Promoção da Saúde. Metodologia:Pesquisa descritiva exploratória, abordagem qualitativa, cujos sujeitos foram 15 (quinze) participantes da TC em uma Clínica da Família localizada no Rio de Janeiro. Resultados:A partir da analise das falas dos participantes, emergiram 03 (três) categorias:a utilização da TC como prática de Promoção da Saúde na concepção dos usuários da ESF: enfrentando os problemas; impactos positivos da TC na vida dos seus participantes: o resgate das pérolas a partir dos sofrimentos e a utilização da TC como tecnologia do cuidado: um instrumento transformador nas mãos do profissional de Saúde. Conclusão:a TC como tecnologia leve, tornou-se mais uma ferramenta para o arsenal dos Profissionais de Saúde que atuam na Atenção Básica, pois estes profissionais criam vínculos com a comunidade sob sua assistência.

 

Palavras chave: Terapia Comunitária, Enfermagem, Promoção da Saúde, Atenção Básica.

Biografia do Autor

Vanessa Galdino de Paula, Universidade Anhanguera de Niterói
Enfermeira
Anderson Moreira Lima
Enfermeiro
Eugenio Fuentes Perez Junior, Especialista em Docência do Ensino Superior/IAVM/UCAM. Especialista em Gestão de Serviços de Saúde ENSP/FIOCRUZ. Hospital Estadual Azevedo Lima/SES/RJ.
Especialista em Docência do Ensino Superior/IAVM/UCAM. Especialista em Gestão de Serviços de Saúde ENSP/FIOCRUZ. Hospital Estadual Azevedo Lima/SES/RJ.
Karla Camila Correia da Silva
Mestranda em Saúde Pública pela Universidade Americana. Especialista em Fisioterapia Cardiopulmonar e Terapia Intensiva.
Publicado
2014-12-08
Seção
Artigos