Desempenho de indivíduos jovens submetidos a diferentes modalidades do teste de caminhada de seis minutos
Resumo
Introdução: O teste de caminhada de seis minutos (TC6’) é um teste de baixo custo, de fácil aplicação e bem aceito pelos pacientes. É utilizado para avaliar a capacidade cardiovascular e pulmonar de indivíduos doentes ou mesmo saudáveis. A literatura evidencia divergências sobre os diferentes tipos de protocolos aplicados para sua realização. Objetivo: Avaliar em qual tipo de modalidade de TC6’ os indivíduos do sexo masculino, jovens saudáveis, sedentários e com IMC adequado apresentam melhor desempenho nas modalidades de TC6’, em circuitos reto, elíptico ou esteira. Material e Método: Trinta e oito voluntários do sexo masculino, jovens saudáveis e sedentários, com IMC adequado, realizaram o TC6’ em três modalidades: reto, elíptico e esteira. Foram utilizadas as equações de Enright e Sherril (1998) para predizer a distância caminhada e correlacioná-la com a distância obtida em cada modalidade. Resultados: Verificou-se que os grupos foram homogêneos quanto à idade, altura e peso e que não houve diferença estatisticamente significativa entre as distâncias caminhadas em cada modalidade do TC6’ (p>0,05). A variação da frequência cardíaca e cansaço foram iguais entre os circuitos (p<0,05). As equações superestimam a distância para todas as modalidades do teste (p<0,05). Não houve correlação entre altura e distância caminhada (p= 0,395e r= -0,12), enquanto os voluntários com maior peso caminharam menos (p= 0, 0234 e r=-0,37). Conclusão: A modalidade do TC6’ não influenciou na distância caminhada em seis minutos.
Descritores: Condicionamento físico. Caminhada. Índice de massa corporal
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.