A EFICÁCIA DA HIDROTERAPIA EM PACIENTES COM ARTRITE REUMATÓIDE
Resumo
A artrite reumatoide (AR) é recentemente definida como uma patologia de caráter inflamatório crônico e de etiologia desconhecida, distinguida por inflamação da sinóvia em réplica à atuação imunológica levando à destruição da cartilagem óssea e articular. Incide em todas as idades e em ambos os sexos, tendo como manifestação a implicação repercutida das estruturas articulares e periarticulares podendo, entretanto, dissimular o tecido conjuntivo de algum local do organismo e ocasionar, do mesmo modo, manifestações sistêmicas. Este artigo objetiva realizar uma revisão bibliográfica a fim de expor os aspectos clínicos e fisiopatológicos relacionados à Artrite Reumatóide, apresentando os critérios diagnósticos, meios de tratamento e prevenção, bem como, promover uma discussão científica quanto ao âmbito no tratamento hidroterápico o qual é um instrumento, de prática e tratamento profissional, muito útil, admitindo ao fisioterapeuta adotar princípios claros e simples para alcançar a precaução e minimizar deformidades, destruição articular e incapacidades funcionais ocasionados pela doença. Foram selecionados sete artigos em português, a partir da busca de artigos publicados na Biblioteca Virtual Mundial, especificamente no site: scholar, utilizando o descritor “hidroterapia em pacientes com artrite reumatoide, providos de textos completos, que discutiam e/ou avaliavam os serviços de hidroterapia voltados para os portadores de AR, devidamente autorizados e publicados em revistas e periódicos da área fisioterapêutica ou da área da saúde. Após análise dos resultados de todos os artigos, verificou-se q que a hidroterapia pode beneficiar os pacientes portadores de AR com intuito de aumentar a ADM, força muscular, capacidade cardiovascular, funcionalidade, equilíbrio postural, reduzir a dor e assim proporcionar uma melhora na qualidade de vida dos indivíduos com AR. Apesar disso ainda não podemos apontar evidência de sua efetividade no tratamento da AR devido à reduzida quantidade de artigos publicados. Sugerimos que novos estudos controlados com rigor metodológico adequado sejam realizados.
Publicado
2015-04-02
Seção
Artigos
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.