FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE GURUPI-TO
Resumo
Introdução: A obesidade na infância é o principal fator de risco cardiovascular na fase adulta e está associada a um estilo de vida incorreto favorecendo diversas doenças e o aumento da mortalidade. Objetivo: Verificar os fatores de riscos cardiovasculares em crianças de uma escola da rede pública do município de Gurupi-TO. Material e Método: Pesquisa epidemiológica de caráter transversal realizada em crianças de uma escola da rede pública do município de Gurupi-TO. Foram realizadas medidas antropométricas, aferição da pressão arterial, análise do hábito alimentar e prática de atividade física. Resultado: O número de crianças com excesso de peso foi de 15%, sendo 10% destas com sobrepeso e 5% com obesidade. Entretanto, a porcentagem de crianças com baixo peso foi de 45%. O sedentarismo foi identificado em 25% dos alunos avaliados. A análise da pressão arterial demonstram que 100% das crianças avaliadas são normotensos, 80% apresentaram hábito alimentar inadequado e 13,75% muito inadequado. Conclusão: As crianças da rede pública do município de Gurupi-TO apresentaram alguns fatores de riscos cardiovasculares relacionado a hábito de vida inadequados.
Descritores: Criança. Doenças cardiovasculares. Estilo de vida.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.