Efeito de um programa de Hatha Yoga na capacidade neuromuscular de mulheres do programa saúde da família: revisão literária
Resumo
Introdução: O Yoga é uma prática milenar holística que desenvolve diversas capacidades físicas por meio de movimentos, posturas e meditação. Com crescente número de adeptos no ocidente, o Hatha Yoga possui como característica os exercícios respiratórios que equilibram a bioenergia, as posturas psicofísicas de alongamento, equilíbrio e força muscular, o relaxamento e a meditação. Objetivo: Analisar os efeitos crônicos da prática do Hatha Yoga na capacidade neuromuscular de participantes desta modalidade. Material e Método: Os termos Yoga e programa de saúde da família foram utilizados em conjunto com os termos flexibilidade, aptidão física, força e educação física para busca de trabalhos científicos. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica narrativa realizada por meio de busca na Biblioteca Virtual de Saúde nas bases de dados bibliográficos SciELO, LILACS, na língua portuguesa, de acesso livre. Resultados: De acordo com os diversos estudos analisados, a prática regular de Hatha Yoga é viável para a população atendida em PSFs. Pode ser adequada ao nível de condicionamento físico de cada participante e possui efeitos positivos nos parâmetros neuromusculares. Outros benefícios fisiológicos também foram reportados para diferentes populações. Conclusão: Hatha Yoga pode ser uma opção de prática corporal realizada em PSFs, promovendo melhora no sistema neuromuscular e contribuindo para a melhora do estado de saúde desses indivíduos.
Descritores: Flexibilidade. Aptidão física. Educação Física.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.