Utilização da acupuntura em órgãos e vísceras, através dos pontos Bei Shu: revisão bibliográfica
Resumo
Introdução: Acupuntura é uma técnica que possui princípios de tratamento diferentes visando produzir efeitos terapêuticos e analgésicos. Os pontos Bei Shu é uma dessas técnicas que quando utilizada é eficaz para tratamentos de varias manifestações clinicas excessiva e para analgesia, relacionado aos órgãos e vísceras. Objetivo: O Presente estudo teve como objetivo verificar os efeitos da medicina tradicional chinesa através da utilização dos pontos Bei Shu nos órgão e vísceras e elucidar os conhecimentos sobre os seus efeitos. Material e Método: O estudo realizado através de revisão de bibliográfica sobre os efeitos dos pontos Bei Shu nos órgão e vísceras. Foram realizadas buscas em periódicos no período compreendido entre 2001 e 2013, com a utilização dos descritores acupuntura; analgesia; ponto de acupuntura foram consultados as bibliotecas virtuais Lilacs, Bireme, Scielo, PubMed e Medline a fim de se verificar artigos disponíveis na língua portuguesa. Resultados: atualmente através de estudos vem sendo considerado que a utilização desses pontos vem se tornando uma opção terapêutica cada vez mais eficaz no tratamento de diversas patologias, diminuindo a utilização de tratamentos com analgésicos e anti-inflamatórios. Considerações finais: dentre as várias modalidades terapêuticas que a Medicina tradicional chinesa proporciona, a acupuntura é uma terapêutica milenar que através dos pontos BEI SHU permite a prevenção, o tratamento, e a cura de várias enfermidades. Constatou-se que através dos pontos Bei Shu demonstra ser um método seguro, custo-efetivo e com baixos índices de efeitos colaterais.
Publicado
2016-05-05
Seção
Artigos
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.