Angioma cavernoso: uma apresentação atípica em paciente jovem. A importância da investigação de imagem para definição diagnóstica: relato de experiência
Resumo
Introdução: Os hemangiomas cavernosos são proliferações benignas de origem congênita vascular. Tendo como características a formação de grandes canais e espaços vasculares preenchidos com sangue. As condutas que podem ser utilizadas são: ressecção cirúrgica; embolização arterial; enucleação cirúrgica e radioterapia. Relato: O relato de caso é de um paciente, 14 anos, com astenia e vômitos, associados a parestesia focal que foi submetido à investigação de imagem, diagnosticando-se angioma cavernoso cerebral, submetido a embolização vascular. Discussão: Os hemangiomas cavernosos no sistema nervoso central representam de 8 a 15 % de todas as malformações vasculares. A Ressonância Magnética é sensível para o diagnóstico e existem opções de tratamento dependendo de cada lesão. O caso descrito de angioma mostrou notável importância clínica e radiológica.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.