Perfil epidemiológico dos pacientes com suspeita de hepatites virais do município de Gurupi – TO entre os anos 2005 e 2010.

  • Dario Silva da Silva Júnior Centro Universitário UNIRG
  • Karla Souza da Costa Centro Universitário UNIRG.
  • Fabiana de Deus Teles Centro Universitário UNIRG.
  • Rodrigo Disconzi Nunes Centro Universitário UNIRG.
  • Sávia Denise Carlotto Herrera Centro Universitário UNIRG
  • Juliana Lemos Schneid Centro Universitário UNIRG.

Resumo

Introdução: A hepatite é apontada como um dos desafios de saúde pública no Brasil e no mundo. Pelos dados oficiais da Organização Mundial da Saúde, 1,4 milhão de pessoas morrem por ano em decorrência das diversas formas de hepatite. Objetivo: Realizar um levantamento epidemiológico dos casos de hepatite B e C junto à Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi-TO. Material e Método: Após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário UNIRG, sob o protocolo 22055213.1.0000.5518 foi realizado estudo epidemiológico e descritivo dos casos de hepatites B e C no Município de Gurupi. Foram incluídos no estudo pacientes triados com suspeita de hepatite tipo B e/ou C no período de 2005 a 2010. O levantamento dos dados foi realizado através de prontuários e das fichas de notificação de hepatites virais (SINAN). Dentre as variáveis coletadas estiveram o gênero, estado civil, faixa-etária, grau de escolaridade e classificação etiológica. Para obtenção dos parâmetros estatísticos todas as variáveis foram submetidas à análise de frequência pelo programa Excel. Resultados: Dentre os 501 pacientes triados no estudo, 52,3% (n= 262) eram do sexo masculino; 53,7%(n= 269) eram solteiros; 40,12% (n=201) estavam na faixa-etária de 20 a 34 anos; 33,13% (n= 166) possuíam ensino fundamental completo ou incompleto; 72,02% (n= 206) tiveram classificação etiológica para hepatite B e 10,83% (n= 31) para hepatite C. Conclusão: Evidencia-se que o perfil dos pacientes triados foi do sexo masculino, solteiros, entre 20 a 34 anos de idade, com grau de escolaridade fundamental e médio, classificação etiológica predominante de hepatite B.

 

Descritores: Epidemiologia. Hepatite. Viroses

Biografia do Autor

Dario Silva da Silva Júnior, Centro Universitário UNIRG
Acadêmico do Curso de Medicina do Centro Universitário UNIRG
Karla Souza da Costa, Centro Universitário UNIRG.
Acadêmica do Curso de Medicina do Centro Universitário UNIRG.
Fabiana de Deus Teles, Centro Universitário UNIRG.
Acadêmica do Curso de Medicina do Centro Universitário UNIRG.
Rodrigo Disconzi Nunes, Centro Universitário UNIRG.
Acadêmico do Curso de Medicina do Centro Universitário UNIRG. Fisioterapeuta. Mestre em Ciências da Saúde UFG. Professor Adjunto I do Centro Universitário UNIRG.
Sávia Denise Carlotto Herrera, Centro Universitário UNIRG
Fisioterapeuta. Especialista em Fisioterapia Respiratória UNOPAR. Professora Assistente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário UNIRG.
Juliana Lemos Schneid, Centro Universitário UNIRG.
Enfermeira. Especialista em Saúde Coletiva - Educação e Saúde UnB. Professora Assistente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário UNIRG.
Publicado
2015-06-09