Abordagem fisioterapêutica em queimados: um estudo de revisão no âmbito da terapia intensiva
Resumo
Introdução: As queimaduras danificam e alteram a integridade física, respiratória e psicológica do indivíduo, por isso, há a necessidade de cuidados específicos quando internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Objetivo: Abordar os tratamentos fisioterapêuticos em pacientes queimados internados em UTI. Material e Método: Foi realizada uma revisão de literatura sistemática e descritiva baseada em busca de bases de dados online LILACS e SCIELO, bem como uso de literatura do acervo da Biblioteca do Centro Universitário UNIRG, da Dialnet e outras publicações online avulsas disponíveis. Os critérios de inclusão foram: fontes gratuitas, publicadas entre 2000 a 2015 nos idiomas inglês e português. Sendo excluído qualquer material que não atendesse os critérios de inclusão. Resultados: Os estudos evidenciam que a atuação da fisioterapia melhora a amplitude de movimento e força muscular de forma global, reduzem o tempo de ventilação mecânica, previne através de manobras respiratórias complicações pulmonares e consequentemente reduz o tempo de hospitalização e aumenta a expectativa de vida do paciente queimado. Considerações finais: Conclui-se através dessa revisão, que a fisioterapia na UTI como meio de tratamento do paciente queimado é de grande valia. Pois através de inúmeras abordagens, o fisioterapeuta atua na parte motora, respiratória e cicatricial, o que melhora a qualidade de vida e minimiza as sequelas deixadas pela lesão.
Descritores: Queimaduras. Fisioterapia. Unidade de Terapia Intensiva.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.