Independência funcional de idosos em regime de assistência domiciliar
Resumo
Introdução: A capacidade funcional do idoso tem um comprometimento progressivo, causando limitações na realização das atividades cotidianas, o que afeta diretamente a independência e autonomia. Objetivo: Avaliar a independência funcional de idosos em regime de assistência domiciliar. Materiais e Métodos: Estudo do tipo exploratório, descritivo e transversal realizado por meio da aplicação de questionário de Medida da Independência Funcional (MIF) em alguns idosos em regime de assistência domiciliar no período de Setembro a Outubro de 2014. Resultados: Foram avaliados 49 idosos com média de idade de 79,9 (±9,43) anos, sendo 71,4% do sexo feminino. Ao ser avaliado a independência funcional 14,4% foram identificados com independência, 34,6% com dependência modificada (assistência até 25%), 42,8% com dependência modificada (assistência de até 50% na tarefa) e 8,2% com dependência completa. Conclusão: A maioria dos idosos apresentaram dependência modificada e necessita de auxilio para realização das AVD’S em até 50%.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.