Efeito do ultrassom focalizado (HIFU) no tecido adiposo abdominal
Resumo
Introdução: o contorno corporal preocupa muitas mulheres e o ultrassom focalizado (HIFU) atua no tecido adiposo reduzindo-o. Objetivo: comparar efeitos do ultrassom focalizado sobre o tecido adiposo abdominal de mulheres praticantes e não praticantes de atividade física. Metodologia: a amostra foi composta por 22 mulheres voluntárias com sobrepeso, divididas igualmente em dois grupos (G1- não praticantes de atividade física e G2 praticantes, e subdivididas de acordo com a faixa etária em A de 20-29 anos e B de 30-39 anos. Foram avaliadas pré e pós protocolo de tratamento através da bioimpedância, pregas cutâneas, perimetria, escala de satisfação da imagem corporal e lipidograma completo. Foram realizadas cinco sessões, sendo uma por semana, utilizando ultrassom focalizado durante 40 minutos. Resultados: todos os grupos apresentaram diminuição estatisticamente significativa na Perimetria da região tratada, cintura e abdome respectivamente G1A (p= 0,0052/ 0,0051), G1B (p= 0,0081/ 0,0090), G2A (p= 0,0197/ 0,0032) e G2B (p= 0,0132/ 0,0400), e somente o G1A (p= 0,0211) reduziu quadril. Na bioimpedância apenas em massa gorda (MG) o G1B apresentou redução (p= 0,0493). Nas pregas cutâneas houve redução significativa nas pregas biciptal em G1B (p= 0,0326) e G2A (p= 0,0218), e em G1A nas pregas escapular (p= 0,0395) e abdominal (p= 0,0408). Apenas o item como se vê da imagem corporal evidenciou redução no G2A (p= 0,0041). No perfil lipídico, somente o G2B reduziu significativamente os valores de colesterol total e LDL. Conclusão: conclui-se que o protocolo utilizado com HIFU reduziu a perimetria em praticantes e não praticantes de atividade física.
DESCRITORES: impedância elétrica. tecido adiposo. ultrassom. sobrepeso.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.