Associação entre nível de atividade física, indicadores de saúde e qualidade de vida de idosos da Universidade da Maturidade, Palmas-TO
Resumo
Objetivo: verificar a associação entre nível de atividade física, indicadores de saúde e variáveis da qualidade de vida em idosos da UMA/UFT, em Palmas-TO. Metodologia: participaram deste estudo 59 idosos, de ambos os sexos, participantes da Universidade da Maturidade; que se submeteram à avaliação do estado nutricional pela MAN; avaliação do nível de atividade física pelo IPAQ- versão curta; avaliação da qualidade de vida (QV) pelo SF-36 e avaliação da força de preensão palmar (FPP) pelo dinamômetro Jamar. Os dados foram apresentados por meio da estatística descritiva e Coeficiente de Correlação de Pearson. O software SPSS, versão 19,0, foi utilizado para realização de todas as análises, adotando-se a significância de 95%. Resultados: Dos 59 idosos, 14(23,72%) homens e 45(76,28%) mulheres, média de idade de 67,77±7,19anos e 66,10% deles apresentaram nível insuficiente de atividade física (AF). Foi encontrada significância estatística entre o nível de AF e as variáveis FPP (p=0,019), sexo (p=0,006) e três domínios da QV: CF (0,048), Dor (0,049) e VIT (0,047). A variável FPP correlacionou-se positiva e significativamente com os domínios CF (p=0,011) e Dor (p=0,03) do SF-36. Conclusão: Os idosos apresentaram níveis satisfatórios de QV relacionada à saúde, apesar do baixo nível de atividade física, baixa condição socioeconômica e condições crônicas de saúde, demonstrando o caráter multidimensional da QV. Por outro lado, um estilo de vida mais ativo sugere uma melhor QV e melhor FPP, e a FPP, por sua vez, mostrou-se um importante fator nos determinantes da QV.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.