Caracterização do estado nutricional de pacientes HIV/AIDS internados em um hospital universitário do Tocantins

Resumo

A desnutrição é uma das principais complicações causadas pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, principalmente, no ambiente hospitalar já que o indivíduo está mais debilitado. O objetivo deste estudo foi caracterizar e acompanhar o estado nutricional dos pacientes vivendo com HIV/AIDS internados em um hospital universitário utilizando-se das avaliações nutricionais realizadas na admissão e no desfecho hospitalar. Trata-se de um estudo longitudinal, com abordagem quali-quantitativa realizado no período de setembro a novembro de 2023. O estudo foi composto por 14 indivíduos de ambos os sexos com idade entre 33 e 62 anos. Sendo 12 participantes do sexo masculino, nove com baixa escolaridade e sete com renda mensal superior a um salário mínimo. Ao analisar o índice de massa corporal, verificou-se eutrofia na admissão (n=06) e na alta (n=07). Em relação a adequação da circunferência do braço, observou-se que nove participantes apresentaram desnutrição na admissão e dez no desfecho hospitalar. Quanto a Avaliação Subjetiva Global, verificou-se que seis participantes estavam moderadamente desnutridos e seis desnutridos e, no momento da alta, cinco estavam bem nutridos e cinco desnutridos. Logo, observa-se a necessidade de aplicar mais de uma ferramenta para avaliar o estado nutricional do indivíduo e assim trabalhar com medidas terapêuticas específicas para cada paciente.

Palavras-chave: Avaliação nutricional. Desnutrição. Hospitalização.

Biografia do Autor

Joviana Coelho Afonso, Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins

Nutricionista pela Universidade Federal do Tocantins. Residente em Saúde Coletiva com ênfase em Infectologia pelo Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins.

Laryssa Pantoja de Oliveira Carvalho, Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins

Nutricionista pela Universidade Federal do Tocantins. Residente em Saúde Coletiva com ênfase em Infectologia pelo Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins.

Marceli Diana Helfenstein Albeirice da Rocha, Hospital Escola da UFPEL-Pelotas

Enfermeira pela Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos. Mestre em Saúde Pública pela Universidad Americana.  Atualmente vinculada à Unidade de Vigilância em Saúde do Hospital Escola da UFPEL-Pelotas.

Genice Oliveira de Souza, Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins

Nutricionista pela Universidade Federal do Goiás. Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida. Atualmente Nutricionista Clínica do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins.

Antônio Pedro Leite Lemos, Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins

Nutricionista pela Universidade Federal do Maranhão. Residência em Saúde do Adulto com ênfase em Saúde Renal pela Universidade Federal do Maranhão e especialização em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Maranhão. Atualmente chefe da Unidade Multiprofissional do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins.

Ana Carolina Muller Conti, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutora em Zootecnia. Docente do Ensino Superior da Universidade Federal do Norte do Tocantins colegiado de Zootecnia.

Publicado
2025-04-08
Como Citar
Joviana Coelho Afonso, Laryssa Pantoja de Oliveira Carvalho, Marceli Diana Helfenstein Albeirice da Rocha, Genice Oliveira de Souza, Antônio Pedro Leite Lemos, & Ana Carolina Muller Conti. (2025). Caracterização do estado nutricional de pacientes HIV/AIDS internados em um hospital universitário do Tocantins. REVISTA CEREUS, 17(1), 183-197. Recuperado de https://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/5391
Seção
Artigos