Autopercepção da saúde e qualidade de vida de pessoas idosas residentes na área rural de um município do interior do Nordeste brasileiro: um estudo transversal
Resumo
Objetivo: avaliar a autopercepção da saúde e qualidade de vida de pessoas idosas residentes na área rural de um município do Nordeste brasileiro. Método: trata-se de um estudo transversal, realizado com pessoas idosas rurais do município de Araçagi-PB. Para a amostra, adotou-se nível de confiança de 95% e erro amostral de 5%, resultando em 360 sujeitos após perdas e recusas. Na coleta de dados, aplicou-se um questionário com foco nas variáveis desfecho “estado de saúde” e “qualidade de vida”, utilizando o software SPSS para análise descritiva e quantitativa dos dados. Resultados: ao verificar as variáveis “estado de saúde” e “qualidade de vida”, a maior parte considera apresentar um nível regular, assim, os entrevistados se enxergam com nível razoável, contudo, poderia se apresentar melhor. Nas variáveis “satisfeito com a vida” e “gosta de viver a vida”, a maioria declarou estarem muito satisfeitos. Isso reflete que mesmo com as dificuldades da vida, eles gostam da vida que levam. Conclusão: o estudo revelou que os idosos investigados não apresentam uma autopercepção negativa em relação as variáveis desfecho. Contudo, torna-se necessário que os profissionais de saúde e as políticas de saúde direcionadas aos idosos busquem estratégias de elevar ainda mais o grau de satisfação.
Copyright (c) 2025 REVISTA CEREUS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.