Desenvolvimento de filmes poliméricos com extrato glicérico de Nasturtium Officinale R. Br.: Potencial aplicação farmacêutica
Resumo
A pele protege o organismo contra agressões externas, mas essa função pode ser comprometida por ferimentos, exigindo o uso de curativos para acelerar a cicatrização e prevenir infecções. O amido, um polímero de fácil obtenção e baixo custo, é promissor na pesquisa biomédica, sendo aplicado em filmes para engenharia de tecidos e hemostasia. Além disso, Nasturtium officinale (agrião) possui propriedades farmacológicas como antioxidante, anticancerígeno, antibacteriano, anti-inflamatório e cardioprotetor. Este estudo teve como objetivo desenvolver filmes poliméricos para promover a reparação tecidual e a cicatrização de feridas cutâneas. Foram preparados filmes à base de amido de batata e mandioca, utilizando glicerol e extrato glicólico de Nasturtium officinale como plastificantes, por meio do método de fundição (casting). A influência do pH e da espessura dos filmes nas suas propriedades mecânicas e de barreira foi investigada. A caracterização dos filmes foi realizada por microscopia eletrônica de varredura por emissão de campo (FEG) e espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR). As propriedades mecânicas foram determinadas por meio de ensaios de tração. Os filmes contendo extrato glicólico de Nasturtium officinale como plastificante apresentaram maior resistência à tração e módulo de elasticidade.
Copyright (c) 2025 REVISTA CEREUS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.