Aspectos clínicos de pacientes hipertensos infectados pelo vírus da Covid-19 em um município brasileiro

  • Wendel Vinícius Laurenço Rodrigues Universidade Federal da Paraíba
  • Jéssica Letícia Diniz Gomes dos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Elicarlos Marques Nunes Universidade Federal de Campina Grande
  • Camila Carolina de Menezes Santos Bertozzo Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

Introdução: A pandemia de Covid-19 impactou gravemente a saúde pública mundial. Pacientes hipertensos foram identificados como grupo de risco devido a alterações inflamatórias e cardiovasculares que aumentam a gravidade da doença. Objetivo: Investigar os aspectos clínicos de pacientes hipertensos infectados pelo SARS-CoV-2 no município de Cuité, Paraíba. Métodos: Estudo quantitativo, exploratório e transversal com 65 pacientes hipertensos atendidos na atenção básica. Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados e analisados com estatísticas descritivas e inferenciais, incluindo correlação de Spearman e regressão logística multinomial. Resultados: A maioria dos participantes era do sexo feminino (81,5%), com média de idade de 58,65 anos. O estágio I da hipertensão foi o mais prevalente (55%). Além da HAS, 29% dos pacientes tinham diabetes e 23% obesidade. Foi identificada uma correlação entre idade avançada, maior número de comorbidades e maior número de doses da vacina contra Covid-19, as vacinas diminuíram a reinfecção. Discussão: O envelhecimento e a presença de comorbidades influenciaram na gravidade da Covid-19. Pacientes com HAS em estágios avançados apresentaram maior risco de complicações. Conclusão: A HAS influenciou a gravidade da infecção por Covid-19, especialmente em idosos. Estratégias de monitoramento contínuo são essenciais para reduzir complicações nesses pacientes.

Palavras-chave: Hipertensão. SARS-CoV-2. Comorbidades

Biografia do Autor

Wendel Vinícius Laurenço Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Modelos de Decisão e Saúde pela Universidade Federal da Paraíba. Enfermeiro pela Universidade Federal de Campina Grande. Correspondência: Rua Joaquim Borba Filho, 555, Jardim São Paulo, CEP: 58.053-110, João Pessoa, Paraíba. 

Jéssica Letícia Diniz Gomes dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda de Enfermagem, Universidade Federal de Campina Grande

Elicarlos Marques Nunes , Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências médicas da Santa Casa de São Paulo. Professor adjunto, UAENF/CCBS. Universidade Federal de Campina Grande.

Camila Carolina de Menezes Santos Bertozzo, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Farmacologia pelo Programa de Pós-graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos da Universidade Federal da Paraíba. Professora Associada, UAS/CES, Universidade Federal de Campina Grande.

Publicado
2025-07-06
Como Citar
Laurenço Rodrigues, W. V., Diniz Gomes dos Santos, J. L., Marques Nunes , E., & de Menezes Santos Bertozzo, C. C. (2025). Aspectos clínicos de pacientes hipertensos infectados pelo vírus da Covid-19 em um município brasileiro. REVISTA CEREUS, 17(2), 254-268. Recuperado de https://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/5642
Seção
Artigos