Perfil epidemiológico da leishmaniose tegumentar americana no Estado do Tocantins, Brasil, 2010–2025

Resumo

A leishmaniose tegumentar americana (LTA) permanece como importante problema de saúde pública no Brasil, especialmente na região Norte. Este estudo teve como objetivo descrever o perfil epidemiológico e a tendência temporal dos casos de LTA no estado do Tocantins entre 2010 e 2025. Trata-se de um estudo ecológico, descritivo, de série temporal, realizado a partir de dados secundários do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN/DATASUS). Foram analisadas variáveis sociodemográficas, clínicas e espaciais dos casos confirmados. Observou-se persistência endêmica da doença ao longo do período, com predomínio em indivíduos do sexo masculino, adultos jovens, além de variações temporais influenciadas por fatores contextuais, como a pandemia de COVID-19. Os achados reforçam a necessidade de fortalecimento da vigilância epidemiológica e indicam que estratégias preventivas adicionais, incluindo abordagens de imunização em investigação, como o desenvolvimento de vacinas poderão ser fundamentais para o controle da LTA no estado.

Biografia do Autor

BEZERRA, Davi Carvalho Barros., Universidade de Gurupi

Graduando em Medicina pela Universidade de Gurupi (UnirG).

BEZERRA, Lisiane Nogueira., Universidade María Auxiliadora

Graduação em Medicina pela Universidade María Auxiliadora (Paraguai).

SANTOS, Gabriel Ribeiro Neves., Universidade de Gurupi

Graduando em Medicina pela Universidade de Gurupi (UnirG).

BARROS, Aline dos Santos., Universidade de Gurupi

Graduanda em Medicina pela Universidade de Gurupi (UnirG).

COSTA, Fernanda de Oliveira., Universidade de Gurupi

Mestranda em Biociências e Saúde pela Universidade de Gurupi (UnirG) e Docente pelo curso de Medicina na Universidade de Gurupi (UnirG).

ALVES, Rafaela de Carvalho., Universidade de Gurupi

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Docente pelo curso de Fisioterapia na Universidade de Gurupi (UnirG).

ALCÂNTARA, Denise Soares de., Universidade de Gurupi

Mestre em Enfermagem pela Universidade de Guarulhos (UNG) e Docente pelo curso de Enfermagem na Universidade de Gurupi (UnirG).

Publicado
2026-03-30
Como Citar
Carvalho Barros Bezerra, D., Nogueira Bezerra, L., Ribeiro Neves Santos, G., dos Santos Barros, A., de Oliveira Costa , F., de Carvalho Alves, R., & Soares de Alcântara, D. (2026). Perfil epidemiológico da leishmaniose tegumentar americana no Estado do Tocantins, Brasil, 2010–2025. REVISTA CEREUS, 18(1), 281-294. Recuperado de https://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/6408