Manejo responsável de medicamentos promovendo seu uso racional: o perfil da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto-SP
Resumen
O descarte adequado de medicamentos com o prazo de validade expirados e o uso racional dos mesmos contribuem na relação de sustentabilidade e saúde pública. O estudo foi realizado na Farmácia Ensino da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP e os dados foram obtidos durante um ano de coleta por meio de um formulário que possibilitou conhecer o perfil de descarte da população, as características sociodemográficas e, paralelamente, promover estratégias de Educação em Saúde. De caráter exploratório e transversal pode-se constatar uma alta taxa de descarte incorreto (71,3%), um público majoritariamente feminino (75%), que apesar da alta escolaridade (64,7%) ainda necessita de informações sobre o descarte correto de medicamentos. Os dados foram tratados com regressão logística, sendo possível associar as variáveis e concluir que o descarte adequado aumenta significativamente quando se tem informação (p-valor 0,02), reforçando a importância de medidas de Educação em Saúde.
Derechos de autor 2024 REVISTA CEREUS

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.