Doenças crônicas não transmissíveis e fitoterapia: comercialização de plantas alimentícias não convencionais e medicinais em Belém-PA, Brasil
Abstract
Muitas espécies vegetais do Brasil são utilizadas para fins medicinais e alimentícios. Uma variedade delas é considerada planta alimentícia não convencional, por terem o uso alimentar pouco conhecido pela maior parte da população. A presente pesquisa foi delineada para avaliar a diversidade de plantas alimentícias não convencionais e medicinais comercializadas em feiras e mercados de Belém do Pará, utilizadas no tratamento das doenças crônicas. Os dados foram levantados a partir de entrevistas e aplicado a 30 vendedores. Levantou-se 24 espécies, pertencentes a 18 famílias botânicas; as indicações terapêuticas foram relacionadas a 09 patologias. As folhas são as partes mais utilizadas de forma medicinar e alimentícia e são utilizadas em sua maioria para tratamento de diabetes e obesidade. As plantas levantadas constatam a importância da realização de mais pesquisas sobre a validação do potencial terapêutico, contribuindo para a manutenção da saúde e a segurança alimentar de seus consumidores.
Copyright (c) 2025 REVISTA CEREUS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.