Caminhos para o nascimento humanizado: tecnologias leves, protagonismo materno e redução de intervenções

Resumen

La asistencia obstétrica contemporánea se encuentra en tensión entre el modelo tecnocrático y la urgencia de un enfoque humanizado. Este estudio, mediante una revisión integradora de la literatura, analizó las prácticas de atención que favorecen el protagonismo femenino, el uso de tecnologías ligeras y la reducción de intervenciones innecesarias en el proceso de parto. La muestra final incluyó nueve estudios publicados entre 2020 y 2025, en su mayoría cualitativos, cuyos hallazgos convergen en la valoración del enfermero obstetra como agente central en la humanización del parto. Se evidenció que la presencia continua de este profesional favorece la escucha cualificada, el apoyo emocional y la adopción de métodos no farmacológicos para el alivio del dolor, como la musicoterapia, la aromaterapia y las técnicas de relajación. Estas estrategias promueven el confort, la seguridad y la autonomía, mejorando la experiencia del parto. Por otro lado, barreras estructurales como la sobrecarga de trabajo, la escasez de recursos y la resistencia institucional al cambio de paradigma limitan la plena aplicación de estas prácticas. Esta investigación evidencia que invertir en la formación humanística y técnica de los equipos y fomentar políticas institucionales alineadas con la integralidad de la atención son imperativos éticos y sanitarios para la transformación del modelo asistencial vigente.

Biografía del autor/a

Lucas Manoel Oliveira Costa, Escola de Saúde Pública do Maranhão

Bacharel em enfermagem pela Faculdade IESM (2023). Residente em Enfermagem Obstétrica na Maternidade Benedito Leito, em São Luís/Ma. Especialista em Neuroeducação pela Faculdade Focus (2024). Congressista, pesquisador, monitor e organizador de eventos científicos em saúde. Atuou como estagiário no Sistema Unimed Teresina desenvolvendo ações telessaúde. Já participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) por dois anos consecutivos, exerceu a função de monitor nas disciplinas de Sistematização da Assistência de Enfermagem em Doenças Transmissíveis e de Microbiologia e Imunologia. Foi monitor e organizador de eventos científicos nas instituições: Fundação de Ensino e Pesquisa em Saúde (FUNDEPS) e Instituto de Publicações Acadêmicas (IPA). Além disso, possui também habilidades técnicas e teóricas de gestão empresarial, como também de suas vertentes, tais como secretariado, marketing pessoal, administração de pessoal e informática básica pela Alternativa Escola de Profissões (2018).

Gaubeline Teixeira Feitosa, Universidade Federal do Piauí

Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2017). Especialista em Enfermagem Obstétrica pela UFPI (2019). Graduada em Enfermagem pelo Centro UNINOVAFAPI (2012). Coordenadora do Núcleo Interno de Regulação e do Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar do Hospital da Polícia Militar do Piauí (HPM-PI), na qual também atuou como enfermeira assistencialista. Docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto de Ensino Superior Múltiplo. Atuou como preceptora no Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica da UFPI convênio com a Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2017), no Curso de Enfermagem da faculdade UNINASSAU (2018) e docente no Curso Técnico em Enfermagem do Centro Técnico Profissionalizante (2016-2019). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Cuidar Humano e Enfermagem - NEPECHE- UFPI, da Comissão de Avaliação de Óbitos, do Núcleo de Segurança do Paciente e membro consultor da Comissão de Infecção Hospitalar do HPM-PI.Tem interesse na área de Saúde da Mulher, Obstetrícia e Gestão em Saúde

Marcus Vinicius de Carvalho Souza, Universidade do Sul de Santa Catarina

Graduado em Medicina pela Fundação Universidade de Pernambuco. Mestrado profissional em Biotecnologia e Atenção à Saúde. Especialista em Anestesiologia pela Associação Médica Brasileira / Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado do Piauí (SAEPI), biênio 2018/2019. Conselheiro do Conselho Regional de Medicina - Seccional Piauí, eleito para o quinquênio 2019-2024. Pós-graduação em Medicina Estética pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde (INCISA) . Pós-graduação em Dermatologia pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde (INCISA). Pós-graduação em Cardiologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Integrante do corpo de anestesiologistas da PRONTOMED (desde 2002), COE (desde 2005), NEOCLÍNICA (desde 2011), Hospital da UNIMED (desde 2010) e Hospital de Olhos Francisco Vilar (desde 2006). Médico da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, com lotação no Hospital Geral do Promorar (desde 2002). Professor auxiliar do Curso de Medicina na disciplina de Bases da Técnica Cirúrgica e Anestesiologia da UNIFACID (desde 2010). Professor Auxiliar da disciplina de Anestesiologia da Universidade Federal do Piauí (desde janeiro de 2020). Instrutor do Curso Suporte Avançado de Vida em Anestesia (SAVA) oferecido pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia.

Izabel Luiza Rodrigues de Sousa Viana, Universidade Federal do Piauí

Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGEnf) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui graduação em Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Estadual do Maranhão (2009). Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM). Atuou como coordenadora de estágio curricular e professora titular do Instituto de Ensino Superior Múltiplo. Com experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, equipe saúde da família, cuidados de enfermagem, educação em saúde e saúde da mulher. Com experiência na área da Educação.

Jordeilson Luis Araujo Silva, Universidade Federal do Ceará

Enfermeiro graduado em Enfermagem pela Faculdade IESM (2020), mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Licenciatura em Ciência Biológicas pelo IFMA- Campus Timon (2021). É supervisor das equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) no município de Timon-MA e enfermeiro na Estratégia Saúde da Família (ESF). De 01/06/2021 a 22/04/2024, atuou como Tutor de Unidade de Expansão e Laboratório da Planificação da Atenção à Saúde. Ocupa o cargo de Vice Coordenador da Planificação 13/04/2024 . É professor de substituto, Ciência Biológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Timon, Foi professor do curso Técnico em Enfermagem da Faculdade IESM. Participa de pesquisas em Saúde Coletiva e Promoção da Saúde, com ênfase na Atenção Básica, e tem interesse em Educação em Enfermagem e metodologias de ensino na saúde .E-mail: jordeilsonluis@gmail.comTelefones: (86) 98878-3384 COREN-PI/MA Ativo

Samilly Maria Sousa Santiago, Faculdade IESM

Graduanda em Enfermagem

Rita Maria de Casséa dos Santos, Universidade Paulista

Bacharel em Enfermagem

Izane Luisa Xavier Carvalho Andrade, Hospital Estadual da Criança-Feira de Santana Bahia.

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Nove de Julho (2005). Possui Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Centro Universitário Maria Milza (2020). MBA em Gestão em Saúde (2023). Especialista em Neuroeducação (2024) ,Especialista em Neonatologia pelo Centro Universitário São Camilo (2008). Especialista em Auditoria pelo Centro Universitário UniFTC (2016). Atualmente é docente e pesquisadora do cursos de Medicina da IDOMED -Estácio Alagoinhas ministrando as disciplinas curriculares: Medicina da comunidade e família I , II e III, Gestão em Saúde e Metodologia da Pesquisa e Extensão . Coordenadora do Núcleo de Pesquisa da unidade Alagoinhas . Além disso, possui experiência em UTI adulto, pediátrica e neonatal; Gerência de Enfermagem e Gestão de Qualidade.

Publicado
2025-12-18
Cómo citar
Costa, L. M. O., Gaubeline Teixeira Feitosa, Marcus Vinicius de Carvalho Souza, Izabel Luiza Rodrigues de Sousa Viana, Jordeilson Luis Araujo Silva, Samilly Maria Sousa Santiago, Rita Maria de Casséa dos Santos, & Izane Luisa Xavier Carvalho Andrade. (2025). Caminhos para o nascimento humanizado: tecnologias leves, protagonismo materno e redução de intervenções. REVISTA CEREUS, 17(4), 210-222. Recuperado a partir de https://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/6016