Distúrbios no ciclo menstrual, estado nutricional e nível de atividade física de adolescentes: um estudo transversal observacional
Resumo
O ciclo menstrual é um importante indicador da saúde reprodutiva e das funções endócrinas femininas, e fatores como inatividade física e IMC podem estar relacionados a distúrbios menstruais. Este estudo epidemiológico observacional, com delineamento de corte transversal, teve como objetivo explorar a relação entre distúrbios do ciclo menstrual, índice de massa corporal (IMC) e nível de atividade física em 138 adolescentes, com idades entre 14 e 18 anos. Foram utilizados dois questionários: um sobre o ciclo menstrual e outro sobre o nível de atividade física, além de valores autorreferidos de peso e altura para classificação do estado nutricional conforme o percentil (IMC x Idade). Os resultados mostraram associações significativas entre adolescentes insuficientemente ativas e sangramento excessivo (χ² = 4,803; p = 0,028), ciclo menstrual longo (χ² = 5,053; p = 0,025) e sangramento intermenstrual (χ² = 4,353; p = 0,037). Não houve associações significativas para outras variáveis analisadas. Em relação ao estado nutricional, adolescentes com sobrepeso, obesidade e subnutrição apresentaram maior associação com sangramento excessivo (χ² = 12,665; p = 0,005). Concluímos que existe uma associação entre nível de atividade física, estado nutricional e irregularidades no ciclo menstrual.
Copyright (c) 2024 REVISTA CEREUS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.