Síndrome de burnout em professores universitários: um estudo numa universidade do sul do Tocantins

  • Nikolas Portes Universidade de Gurupi
  • Zelita Kássia Pereira Mota Universidade de Gurupi
  • Sylmara Torres de Souza, Universidade de Gurupi
  • Vinicius Lopes Marinho Universidade de Gurupi
  • Jussara Resende Costa Santos Universidade de Gurupi
  • Sarah Nunes da Cruz Maurício Alves Universidade de Gurupi
  • Viviane Lopes Marinho Universidade de Gurupi

Resumen

Introdução: A síndrome de Burnout é caracterizada por alterações emocionais, mentais e esgotamento físico, frequentemente resultantes da sobrecarga de trabalho. Embora afete diversas categorias profissionais, professores universitários também estão particularmente vulneráveis. O objetivo da pesquisa foi investigar a incidência da Síndrome de Burnout entre docentes de uma Universidade do Sul do Tocantins utilizando uma pesquisa quantitativa descritiva, baseada no Questionário de Maslach Burnout Inventory – Human Services Survey(MBI-HS. Os resultados revelaram uma incidência de 57% de burnout entre os participantes, com destaque para a dimensão de despersonalização, que se mostrou a mais evidente. Os achados ressaltam que a Síndrome de Burnout é uma preocupação crescente entre trabalhadores, especialmente docentes universitários. Os resultados deste estudo podem subsidiar a implementação de programas voltados à prevenção do Burnout e à promoção da saúde mental no ambiente acadêmico. 

Biografía del autor/a

Nikolas Portes, Universidade de Gurupi

Acadêmico do curso de Psicologia da Universidade de Gurupi. Brasil.

Zelita Kássia Pereira Mota, Universidade de Gurupi

Acadêmica do curdo de Medicina da Universidade de Gurupi. Brasil

Sylmara Torres de Souza, , Universidade de Gurupi

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade de Gurpi. Brasil

Vinicius Lopes Marinho, Universidade de Gurupi

Psicólogo, Doutor em Ensino, docente do Curso de Psicologia da Universidade de Gurupi. Brasil.

Jussara Resende Costa Santos, Universidade de Gurupi

Professora colaboradora do PIBIC e professora doutora da UNIRG.

 

Sarah Nunes da Cruz Maurício Alves , Universidade de Gurupi

Graduada em Psicologia- Universidade de Gurupi. 

Publicado
2024-12-14
Cómo citar
Portes, N., Zelita Kássia Pereira Mota, Sylmara Torres de Souza, Vinicius Lopes Marinho, Resende Costa Santos, J., Sarah Nunes da Cruz Maurício Alves, & Viviane Lopes Marinho. (2024). Síndrome de burnout em professores universitários: um estudo numa universidade do sul do Tocantins. REVISTA CEREUS, 16(4), 489-497. Recuperado a partir de https://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/5432