Síndrome de burnout em professores universitários: um estudo numa universidade do sul do Tocantins
Resumen
Introdução: A síndrome de Burnout é caracterizada por alterações emocionais, mentais e esgotamento físico, frequentemente resultantes da sobrecarga de trabalho. Embora afete diversas categorias profissionais, professores universitários também estão particularmente vulneráveis. O objetivo da pesquisa foi investigar a incidência da Síndrome de Burnout entre docentes de uma Universidade do Sul do Tocantins utilizando uma pesquisa quantitativa descritiva, baseada no Questionário de Maslach Burnout Inventory – Human Services Survey(MBI-HS. Os resultados revelaram uma incidência de 57% de burnout entre os participantes, com destaque para a dimensão de despersonalização, que se mostrou a mais evidente. Os achados ressaltam que a Síndrome de Burnout é uma preocupação crescente entre trabalhadores, especialmente docentes universitários. Os resultados deste estudo podem subsidiar a implementação de programas voltados à prevenção do Burnout e à promoção da saúde mental no ambiente acadêmico.
Derechos de autor 2024 REVISTA CEREUS

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.