Avaliação da dispensação do medicamento ivermectina frente a pandemia covid-19 em uma drogaria no município de Soledade-PB
Resumen
A pandemia da COVID-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, é uma doença altamente infeciosa que deixou, a princípio, a população mundial desprovida de medicamentos, medidas preventivas e curativas para essa nova patologia. A ausência de medicamentos direcionados para os males causados por essa doença, juntamente com a falta de vacinas e tratamentos apropriados, levou o uso off-label de um conjunto de medicamentos, no qual, o medicamento ivermectina fazia parte. Este trabalho explora como a dispensação de ivermectina foi impactada durante a pandemia de COVID-19 em uma drogaria de Soledade-PB. Trata-se de um estudo documental, transversal, exploratório, quantitativo, retrospectivo e não probabilístico, em que utilizou-se dados de vendas do medicamento ivermectina, entre os anos de 2018 a 2023. Utilizando dados de 2018 a 2023, o estudo revelou uma dispensação singela nos anos de 2018 e 2019, anos pré-pandêmico, seguida de um pico nas vendas em 2020 e 2021, com uma queda nos anos seguintes, 2022 e 2023, embora ainda superiores ao período pré-pandêmico. O estudo reforça a importância de medidas educativas e regulatórias para evitar os danos causados pelo uso inadequado de medicamentos.
Derechos de autor 2025 REVISTA CEREUS

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.