Sintomas Físicos e Psicoemocionais de Adultos Praticantes de Exercício Físico acometidos pelo Vírus SARS-CoV- 2 no Contexto Pós Pandêmico.

  • Alicia da Rocha Martins Universidade Estadual de Goiás
  • Gabriel Alves Rocha Monteiro Universidade Estadual Goiás

Resumen

O acometimento pelo vírus SARS-CoV-2 gerou sequelas físicas como fadiga, cefaleia e disfunções psicoemocionais. O contexto de estresse associado ao isolamento social também provocou e/ou agravou sintomas psíquicos como estresse e ansiedade.  A incerteza e o medo da morte presentes na pandemia oportunizou a manifestação Do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). Mediante, esta associação de manifestações, objetivou-se comparar os sintomas físicos, psicoemocionais e o estresse pós-traumático em adultos jovens afetados pela Covid-19 e um grupo saudável. Estudo transversal analítico, realizado na região metropolitana de Goiânia, com aprovação por Comitê de Ética. 35 voluntários responderam sobre sintomas pós-Covid-19 e sobre estresse pós-traumático, este por meio da Escala de Impacto de Evento, adotando-se significância p<0,05. Os sintomas TEPT foram percebidos com maior ênfase no grupo com SAS-CoV-2, entretanto, ambos os grupos sofreram impactos físico-psico-emocionais no contexto pandêmico. Os participantes, independente da contaminação viral, relataram sintomas físicos como cefaleia, dispneia e fadiga. Os sintomas pós-Covid estão associados a risco aumentado de condições graves da doença com maior propensão a sintomas neuropsíquicos, como ansiedade e depressão, que tendem a piorar ao longo do tempo. Isso destaca a importância de um monitoramento da saúde mental em sobreviventes da Covid-19, especialmente aqueles com sensibilização da saúde psíquica-comportamental.

Publicado
2025-07-06
Cómo citar
da Rocha Martins, A., & Alves Rocha Monteiro, G. (2025). Sintomas Físicos e Psicoemocionais de Adultos Praticantes de Exercício Físico acometidos pelo Vírus SARS-CoV- 2 no Contexto Pós Pandêmico. REVISTA CEREUS, 17(2), 42-57. Recuperado a partir de https://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/5544