Ansiedade, depressão e estresse em acadêmicos de Odontologia

Resumen

A ansiedade, a depressão e o estresse são transtornos mentais que impactam diretamente a vida acadêmica, sendo especialmente prevalentes entre universitários. O Objetivo foi investigar a prevalência de sintomas de ansiedade, depressão e estresse entre estudantes de Odontologia da cidade de Montes Claros – MG. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem quantitativa e corte transversal. A amostra foi composta por 49 acadêmicos de Odontologia, selecionados por conveniência. Utilizou-se a escala Depression, Anxiety and Stress Scale - 21 (DASS-21), aplicada de forma remota via Google Forms. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva através do software Statistical Package for the Social Sciences – SPSS. A idade média dos pesquisados foi de 24,2 anos (±3,4). Os dados revelaram prevalência elevada de sintomas psicoemocionais. Quanto ao estresse, 37,5% dos estudantes apresentaram níveis graves ou muito graves; em relação à ansiedade, 55,1% relataram sintomas graves ou muito graves; e, quanto à depressão, 44,9% apresentaram esses níveis. Não foram observadas diferenças significativas entre os sexos. Os resultados evidenciam altos índices de sofrimento psíquico entre os estudantes avaliados, sobretudo relacionados à ansiedade. Esses achados reforçam a necessidade de estratégias institucionais voltadas à promoção da saúde mental no ambiente acadêmico.

Biografía del autor/a

Maria Eduarda Gomes Campos, Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna - FASI

Acadêmica do curso de Odontologia da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna – FASI, Montes Claros, MG, Brasil.

Diogo Costa de Jesus, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, Montes Claros, MG, Brasil

Publicado
2025-12-18
Cómo citar
Soares, W. D., Campos, M. E. G., & Jesus, D. C. de. (2025). Ansiedade, depressão e estresse em acadêmicos de Odontologia . REVISTA CEREUS, 17(4), 125-133. Recuperado a partir de https://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/5963