Efeito dos Métodos de Extração Sobre a Estabilidade Oxidativa e Atividade Antioxidante do Óleo de Macadâmia Sob Estocagem em Estufa
Resumen
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência dos métodos de extração sobre a qualidade e capacidade antioxidante do óleo de macadâmia (Macadamia integrifólia), visando aplicação para fins alimentícios. Os óleos foram extraídos da noz por Prensagem a frio e Soxhlet. As propriedades físico-químicas e antioxidantes dos óleos extraídos foram determinadas por meio de métodos analíticos padrões para óleos e gorduras. A extração por Soxhlet apresentou maior rendimento de lipídios totais (55,06%). Os óleos de macadâmia, extraídos por Prensagem a frio e Soxhlet, apresentaram propriedades físico-químicas comparáveis às de óleos convencionais de boa qualidade, evidenciadas pelos baixos teores de ácidos graxos livres (0,65 e 1,07%) e índice de peróxidos (0,51 e 0,76 meq/kg) e, elevados índices de estabilidade oxidativa (27,74 e 47,49 h), respectivamente. Ao final de 21 dias de estocagem em estufa, o óleo extraído por prensagem a frio se destacou com menor índice de dienos conjugados e, pelos maiores índices de estabilidade oxidativa e compostos fenólicos totais. Por outro lado, o óleo extraído por Soxhlet se sobressaiu com menores índices de anisidina e totox e, maior atividade antioxidante por FRAP.
Derechos de autor 2025 REVISTA CEREUS

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.