Intervenção socioeducativas: caminhos para a geração de renda no território do CRAS Girassóis em Formoso do Araguaia- TO
Resumen
Este relato apresenta a experiência de uma intervenção socioeducativa desenvolvida no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Girassóis, em Formoso do Araguaia (TO), no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Social (PPGES/UnirG). A ação consistiu em uma oficina de empreendedorismo comunitário, planejada a partir da observação das potencialidades produtivas e criativas dos usuários do CRAS. Fundamentada nos princípios da educação popular de Paulo Freire, da educação social de Caliman e Gohn e nos aportes teóricos de Boaventura de Sousa Santos e Libâneo, a oficina articulou ensino, pesquisa e extensão em uma prática formativa voltada à autonomia, cidadania e emancipação social. O processo foi desenvolvido de modo participativo e dialógico, com palestras e atividades que valorizaram a escuta, a troca de saberes e a construção coletiva do conhecimento. Os resultados revelaram o fortalecimento dos vínculos comunitários, a valorização dos talentos locais e o despertar de novas perspectivas sobre o trabalho e o empreendedorismo. Conclui-se que, quando enraizada na realidade local, a educação social torna-se um caminho de transformação e esperança, capaz de inspirar outras práticas emancipadoras em contextos semelhantes.
Derechos de autor 2026 REVISTA CEREUS

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.