Opções farmacológicas para mitigar os efeitos deletérios de benzodiazepínicos em idosos: o que diz a literatura científica?
Pharmacological options to mitigate the harmful effects of benzodiazepines in the elderly: what the scientific literature says?
Resumen
Os benzodiazepínicos são medicamentos sedativo-hipnóticos amplamente utilizados pelo público em geral para tratamento de ansiedade generalizada e insônia. Devido ao seu baixo custo, alta eficácia e facilidade de acesso através do Sistema Único de Saúde, costumam ser facilmente prescritos principalmente para idosos. Entretanto, seus efeitos colaterais são substanciais e potencializados com o uso crônico deles. Fármacos como o zolpidem e a quetiapina tem recebido atenção da comunidade científica devido a possível mitigação desses efeitos colaterais. Desta forma, a presente revisão de literatura delineou quatro estratégias de busca de informações científicas combinando as palavras “idosos”, “benzodiazepínicos”, “zolpidem”, “quetiapina”, “distúrbios do sono” e “ansiedade” em diversas bases de dados. A prevalência de uso dos benzodiazepínicos é por mulheres, com idade superior a 60 anos, renda familiar baixa, reduzida escolaridade e com cronicidade. Zolpidem e quetiapina parecem ter reduzidos efeitos colaterais quando comparados aos benzodiazepínicos, mas nota-se escassez de estudos com dados robustos e com tempo de monitoração de pacientes idosos prolongado. Diante ao exposto, é urgente a demanda de pesquisa e desenvolvimento de fármacos com mecanismos de ação diferenciados que possam tratar adequadamente os transtornos de ansiedade e distúrbios do sono em pacientes idosos.
Derechos de autor 2024 REVISTA CEREUS

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.