Impacto das Mídias Sociais na Compra de Insumos Agrícolas sob a Ótica do Consumidor

Resumo

Atualmente, o marketing digital é um fator crucial para as empresas do agronegócio, especialmente para estreitar relações com clientes. O surgimento das mídias sociais trouxe uma nova dinâmica a esse relacionamento. Este estudo teve como objetivo analisar, sob a perspectiva dos produtores rurais, a influência das mídias sociais na comercialização de insumos agropecuários. A pesquisa foi quantitativa e descritiva, com coleta de dados por meio de um questionário de 16 questões objetivas, distribuído online via WhatsApp, Facebook, Instagram e LinkedIn, utilizando o Google Forms. No total, 69 questionários foram respondidos. Os principais resultados mostram que a maioria dos participantes são homens, pós-graduados, com idades entre 25 e 35 anos e residem na região Sudeste. A maioria das propriedades tem até 10 hectares, destacando-se as de produção de frutas e hortaliças. O WhatsApp foi identificado como a principal mídia social para busca de informações sobre insumos agropecuários. A maioria dos entrevistados tem uma visão positiva sobre o uso das mídias sociais para esse fim.

Biografia do Autor

Maxdouglas dos Santos, Universidade de São Paulo

Agrônomo, mestre em Entomologia e especialista em Agronegócios.

Murilo Henrique Tank Fortunato, Pecege

Doutor em Agricultura, professor orientador do curso de Agronegócios da USP/ESALQ.

Publicado
2025-07-06
Como Citar
dos Santos, M., & Tank Fortunato, M. H. (2025). Impacto das Mídias Sociais na Compra de Insumos Agrícolas sob a Ótica do Consumidor. REVISTA CEREUS, 17(2), 110-129. Recuperado de https://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/5584
Seção
Artigos