Desafios e perspectivas na formação continuada de professores em tecnologia assistiva: revisão sistemática de literatura

Resumo

Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que tem como objetivo identificar desafios e perspectivas na formação de professores, para os anos iniciais do Ensino Fundamental, em Tecnologia Assistiva. Para isso foi utilizada a estratégia PICOC e a formulação de três questões de pesquisa relacionadas ao contexto da RSL.  A RSL foi baseada no protocolo proposto por Kitchenham e na metodologia PRISMA, mais especificamente no Brasil, nos últimos cinco anos com a observação dos critérios de inclusão e exclusão. Foram analisados 66 artigos encontrados nas bases: SciELO, Periódico da Capes, e RENOTE. Os resultados apontam a relevância da tecnologia assistiva para promover a inclusão e melhorar o aprendizado de alunos com diferentes tipos de deficiência, por ser um instrumento eficaz no apoio à comunicação, ao desenvolvimento cognitivo e à acessibilidade ao conteúdo escolar. Porém, destaca-se o fato de que, a aplicação efetiva dessas tecnologias enfrenta desafios importantes, pois, embora possa melhorar significativamente a participação e o desempenho dos alunos, ainda há uma lacuna considerável na formação e capacitação dos professores.

Palavras-chave: Alfabetização. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Protocolo PRISMA.

Publicado
2025-07-06
Como Citar
Bispo, I., Edna Maria Cruz Pinho, Sofia Mara de Souza, Marcilene de Assis Alves Araujo, Jussara Resende Costa Santos, & Rosemeire Granada. (2025). Desafios e perspectivas na formação continuada de professores em tecnologia assistiva: revisão sistemática de literatura. REVISTA CEREUS, 17(2), 313-327. Recuperado de https://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/5672
Seção
Artigos