Análise da Prescrição de Medicamentos Orais para Pacientes com Sonda Enteral em um Hospital Filantrópico no Médio Vale do Itajaí em Santa Catarina
Resumo
A sonda de nutrição enteral costuma ser utilizada, além do suporte nutricional, como via para administração de medicamentos orais. Contudo, essa prática pode implicar em riscos significativos por inadequação da forma farmacêutica e manipulação prévia para administração. Este estudo teve como objetivo analisar a prescrição de medicamentos orais para administração via sonda enteral em pacientes críticos internados em Unidades de Terapia Intensiva de um hospital filantrópico no Médio Vale do Itajaí/SC. Trata-se de um estudo descritivo transversal realizado entre fevereiro e abril de 2025. Foram avaliadas 53 prescrições, das quais 75,5% continham medicamentos orais, totalizando 121 prescrições de 48 fármacos distintos. A maioria das prescrições pertenceu ao grupo de medicamentos com ação no sistema nervoso, sendo predominante a prescrição de formas farmacêuticas sólidas (81%), especialmente comprimidos simples e revestidos. Observou-se variabilidade na solubilidade dos fármacos, o que impacta a eficácia da administração por sonda. Além disso, 18 medicamentos apresentavam alternativas padronizadas mais adequadas, como formas injetáveis e soluções orais. Os achados reforçam a importância da atuação farmacêutica na avaliação da viabilidade da prescrição e proposição de substituições seguras. Ressalta-se a necessidade de protocolos institucionais e capacitação da equipe multiprofissional para garantir segurança e efetividade da terapêutica medicamentosa por sonda enteral.
Copyright (c) 2025 REVISTA CEREUS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.