Práticas de multiletramentos para promoção de saúde no cuidado aos povos indígenas: uma revisão integrativa

  • Eduarda Martins dos Santos Universidade de Gurupi
  • Fernanda Carvalho do Nascimento
  • Keyliane dos Anjos Leitão
  • Sofia Mara de Souza
  • Edna Maria Cruz Pinho
  • Solange Cavalcante Matos
  • Marcilene de Assis Alves Araujo

Resumo

Objetivou-se investigar o papel das práticas de multiletramentos na promoção da saúde no cuidado aos povos indígenas no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, com busca nas bases PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando os Descritores em Ciência da Saúde “indigenous peoples”, “unified health system” e “health education”. A amostra final consistiu de oito estudos, publicados entre 2014 e 2023. Os resultados destacam que as práticas de multiletramentos facilitam a integração de saberes tradicionais e científicos, promovem uma comunicação culturalmente adaptada e valorizam o diálogo no cuidado indígena. As principais contribuições identificadas incluem o fortalecimento da autonomia dos povos indígenas, a promoção da equidade no acesso aos serviços de saúde e o desenvolvimento de estratégias de educação em saúde que respeitem as especificidades culturais. Entre os desafios apontados, destacam-se a falta de formação intercultural dos profissionais e a fragmentação dos serviços de saúde. Nesse contexto, evidencia-se que as práticas de multiletramentos são fundamentais para superar barreiras históricas e promover um modelo de cuidado mais inclusivo e adaptado às necessidades indígenas, alinhado aos princípios de integralidade do SUS.  

Publicado
2025-12-18
Como Citar
Martins dos Santos, E., Fernanda Carvalho do Nascimento, Keyliane dos Anjos Leitão, Sofia Mara de Souza, Edna Maria Cruz Pinho, Solange Cavalcante Matos, & Marcilene de Assis Alves Araujo. (2025). Práticas de multiletramentos para promoção de saúde no cuidado aos povos indígenas: uma revisão integrativa. REVISTA CEREUS, 17(4), 197-209. Recuperado de https://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/5996
Seção
Artigos