Estudo da interação fibra-partícula em processo de separação gás-sólido

Resumo

A crescente preocupação com a poluição atmosférica, agravada pelo avanço industrial, tem impulsionado o desenvolvimento de tecnologias voltadas à purificação de gases, fundamentais para a sustentabilidade ambiental. Dentre os equipamentos utilizados na separação gás-sólido, destaca-se o filtro do tipo manga, cujo princípio de funcionamento baseia-se na formação de tortas filtrantes que auxiliam na retenção de partículas. Neste estudo, investigou-se a filtração de rocha fosfática e polvilho doce utilizando tecidos de poliacrilato e polipropileno, sob fluxo de ar reverso. As condições operacionais incluíram velocidade superficial de filtração de 10 cm/s, variação de pressão na torta de 20 cmH₂O e velocidades de limpeza de 7, 11 e 15,5 cm/s. A força de adesão foi determinada pelos métodos de Kendall, Rumpf e Seville, sendo este último o que apresentou os maiores valores em todos os ensaios. Os resultados indicaram maior força de adesão nos filtros de polipropileno durante a filtração da rocha fosfática. As distâncias efetivas de separação calculadas pela equação de Rumpf variaram entre 4×10⁻¹⁰ e 4×10⁻⁸ m, intervalo compatível com os dados teóricos propostos por Schubert, validando experimentalmente os resultados obtidos e evidenciando a eficácia do sistema de filtração analisado.

Biografia do Autor

Fábio de Oliveira Arouca, UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Possui graduação (2002), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolveu estágio de Pós-Doutorado (2009) no Laboratório de Controle Ambiental do DEQ/UFSCar. Tem experiência na área de Fenômenos de Transporte e Processos Industriais, com ênfase em Operações Unitárias e Equipamentos para Engenharia Química. Destaca interesse nos seguintes temas: Nanotecnologia, Filtração de Nanopartículas, Separação Gás-Sólido, Separação Sólido-Líquido, Fenômenos de Transporte e Operações Unitárias com ênfase em Sistemas Particulados.

João Jorge Ribeiro Damasceno, UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Engenheiro químico, formado em 1980 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também na UFRJ, obteve o título de mestre (1985) e doutor em Ciências na área de Engenharia Química (1992). Trabalha na Faculdade de Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desde 1983, na qual é professor titular na área de Fenômenos de Transporte. Participou da comissão que implantou o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química e nele atua como membro permanente desde sua criação, em 1994. Administrativamente, já foi: coordenador de curso de graduação, chefe do departamento, coordenador do programa de pós-graduação, diretor da Faculdade de Engenharia Química e diretor de Planejamento da UFU. Na pesquisa, possui as seguintes áreas de interesse: Fenômenos de Transporte, Aplicações das Energias Solar e Nuclear e Processos de Separação. É bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq) e faz parte do Programa de Apoio ao Pesquisador Mineiro, da Fapemig.

Publicado
2025-12-18
Como Citar
Meira, S., Arouca, F. de O., & Damasceno, J. J. R. (2025). Estudo da interação fibra-partícula em processo de separação gás-sólido . REVISTA CEREUS, 17(4), 223-237. Recuperado de https://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/6020
Seção
Artigos