Prática de Yoga como ferramenta para o manejo do estresse em estudantes universitários: revisão integrativa
Uitairany do Prado Lemes, Rebeca Ferreira de Souza, Cezimar Correia Borges, Laís Peres Anael, Paula Correa Neto Santos, Gustavo Carvalho Marcelino, Neuma Chaveiro
Resumo
Objetivo: apresentar produções científicas sobre os efeitos e a implementação de programas de prática de Yoga no manejo do estresse psicológico em estudantes universitários. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa nas bases eletrônicas Pubmed, LILACS, Web of Science e PEDro. Resultados/Discussão: Foram selecionados 10 artigos para discussão. Evidenciou-se que praticar Yoga apresenta bom custo-benefício no manejo do estresse estudantil. A modalidade mais frequente na literatura é a Hatha Yoga e apesar de significativa, o tamanho do efeito das intervenções para estresse variou de moderado a pequeno. Ainda existem algumas lacunas sobre a intensidade e proporção de movimentos e meditação que potencialmente apresentaria melhores resultados, sendo necessário mais pesquisas sobre o tema. Considerações Finais: Implementar Yoga no currículo acadêmico pode ser uma estratégia favorável de enfrentamento ao estresse associado a educação de nível superior
Copyright (c) 2025 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.