Estudo Comparativo das Abordagens Cirúrgicas no Tratamento da Tetralogia de Fallot: Uma Revisão de Literatura
AEduarda Vitória Rodrigues Moraes, Karen Soares Lima, Cleber Queiroz Leite
Resumo
A Tetralogia de Fallot demanda uma intervenção cirúrgica com o objetivo de amenizar a hipóxia gerada pelos quatro defeitos funcionais e anatômicos, a qual apresenta duas possibilidades: reparo neonatal cirúrgico definitivo ou uma abordagem paliativa (Técnica de Blalock - Taussig Clássica e Modificada). Diante disso, o presente estudo busca comparar as técnicas cirúrgicas do tratamento da Tetralogia de Fallot, destacando as suas vantagens e desvantagens para o prognóstico do paciente. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, utilizando as bases de dados National Library of Medicine (PUBMED) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), abrangendo os artigos dos anos de 2020 a setembro de 2024, com os seguintes descritores controlados pelo DeCS/BVS: “Cardiopatias Congênitas”, “Tetralogia de Fallot” e “Intervenção Cirúrgica”. A escolha do tratamento cirúrgico da Tetralogia de Fallot é complexa, envolvendo opções definitivas e paliativas, as quais dependem da gravidade do caso e experiência do cirurgião. Dentre elas, o reparo cirúrgico definitivo realizado de forma precoce se destaca ao reduzir complicações cardíacas e a necessidade de futuras cirurgias. Contudo, a escolha da abordagem cirúrgica da Tetralogia de Fallot ainda mantém como princípio a característica de ser personalizada a cada caso.
Palavras-chave: Cardiopatias Congênitas. Tetralogia de Fallot. Intervenção Cirúrgica.
Copyright (c) 2025 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.