Aspectos psicológicos de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica: uma revisão integrativa
Ananda Moniza Simplicio Nascimento, Talita Alencar de Morais, Clévia Maria de Sousa, Irineu Rasera Jr.
Resumo
A obesidade é uma condição crônica associada a diversas comorbidades físicas e psicológicas, sendo a cirurgia bariátrica uma das intervenções mais eficazes para a perda de peso em casos de obesidade severa. Este estudo tem como objetivo revisar os aspectos psicológicos de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, com base em uma revisão integrativa da literatura. O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados PubMed e SciELO em outubro de 2023, utilizando descritores como "saúde mental", "psicológico" e "cirurgia bariátrica". Foram incluídos estudos publicados entre 2018 e 2023 que abordassem os impactos psicológicos da cirurgia bariátrica. No total, 11 estudos foram selecionados. Os resultados indicam que a cirurgia bariátrica pode trazer melhorias temporárias nos níveis de ansiedade, depressão e compulsão alimentar, além de contribuir para a elevação da qualidade de vida e satisfação com a imagem corporal. No entanto, alguns pacientes, especialmente aqueles com histórico psiquiátrico, podem enfrentar dificuldades psicológicas persistentes, incluindo risco aumentado de automutilação e suicídio. Além disso, pacientes submetidos a reoperações ou que enfrentaram a pandemia de COVID-19 demonstraram maior vulnerabilidade psicológica. Conclui-se que a cirurgia bariátrica apresenta benefícios físicos e psicológicos, mas é fundamental o acompanhamento psicossocial contínuo para mitigar riscos e promover o bem-estar mental no longo prazo.
Copyright (c) 2025 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.