A utilização do brinquedo terapêutico no tratamento oncológico pediátrico
Denise Borges da Silva Brito, Edla de Vasconcelos Reis Tabosa, Cleber Queiroz Leite
Resumo
O presente estudo tem como objetivo descrever a aplicação do brinquedo terapêutico como recurso complementar no tratamento oncológico pediátrico. Através de uma revisão integrativa, foram investigados artigos publicados entre os anos de 2014 a agosto de 2024 nas bases de dados PubMed e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), utilizando os termos-chave "Brinquedo", “Aplicação Terapêutica”, "Criança", “Tratamento” e "Câncer". Os estudos selecionados destacam que o brinquedo terapêutico contribui significativamente para a redução da ansiedade e do estresse infantil durante os procedimentos médicos, além de facilitar a adesão ao tratamento oncológico. Em síntese, a revisão ressalta a importância de integrar o brinquedo terapêutico como um recurso essencial no atendimento a crianças em tratamento oncológico, promovendo não apenas benefícios emocionais, mas também colaborando com os aspectos clínicos do tratamento.
Palavras-chave: Brinquedo. Aplicação Terapêutica. Criança. Tratamento. Câncer
Copyright (c) 2025 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.