Qualidade de vida de docentes da formação médica em uma universidade privada no Maranhão
Emilly Rafaela Rodrigues Jorge, Gabriella Carmo Ciglioni, Gabriella Santana Aragão, Matheus Silva Moraes, Rebeca Aranha Araujo, Rômulo Dayan Camelo Salgado
Resumo
A Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS) do docente universitário é influenciada pelo ambiente laboral e suas particularidades. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi avaliar a QVRS de docentes de um curso de Medicina no Maranhão. Trata-se de um estudo descritivo, transversal e de abordagem quantitativa, com a análise estatística utilizando o software Statistical Package for the Social Sciences®. As variáveis são apresentadas por estatística descritiva. A análise de dados procedeu-se pela análise univariada, teste de Kolmogorov-Smirnov, teste Qui-quadrado e Exato de Fisher e correlação de Spearman. Assim, o perfil socioeconômico dos docentes de medicina foi de maioria masculina; de 31 a 40 anos; casados; 1 a 3 filhos; renda de 8 a 16 salários-mínimos; enfermeiros; qualificação stricto sensu; 11 a 20 anos de formados; ativos fisicamente e com boa alimentação; regime trabalhista de 40 horas semanais. A qualidade de vida geral foi satisfatória para a maioria dos docentes com maiores qualificações profissionais. Todavia, as relações sociais estão prejudicadas naqueles com percepções insatisfatórias sobre a qualidade de vida, impactando nos aspectos físicos e psicológicos dos docentes. Conclui-se que o trabalho docente no curso de medicina apresenta peculiaridades que impactam diretamente nas percepções da qualidade de vida dos profissionais.
Palavras-chave: Condições de Trabalho. Docentes de Medicina. Docentes Universitários. Qualidade de Vida. Qualidade de Vida Relacionada à Saúde.
Copyright (c) 2025 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.