O Apoio do Núcleo Familiar no Cuidado à Pessoa Idosa com Diabetes Mellitus
Luiza Rios Gonçalves Silva, Rosany Claudia Dantas Pereira, Joice Requião Costa, Filipe Bonfim Nunes, Manuela Bastos Alves
Resumo
Introdução: O Diabetes Mellitus (DM) é um distúrbio metabólico caracterizado pela hiperglicemia resultante de desequilíbrios entre a secreção de insulina pelo pâncreas e a responsividade celular à insulina. No Brasil, um fator preocupante se dá ao número de idosos diagnosticados com DM ter aumentado. Com o objetivo de desenvolver o autocuidado das pessoas idosas, faz-se necessário o apoio do núcleo familiar. Objetivo: Conhecer os impactos do apoio do núcleo familiar no cuidado à pessoa idosa com diagnóstico de Diabetes Mellitus. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão integrativa, realizada entre os meses de fevereiro a abril de 2024, nas bases de dados Scielo, Pubmed, e nas bases Medline, Ibecs, LILACS, Bdenf, ambas dentro da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Resultados: A seleção de nove artigos permitiu identificar os principais tipos de apoio familiar, entre eles o social, informativo, instrumental, financeiro e emocional. A presença dos familiares é indispensável para o tratamento adequado do DM para a pessoa idosa. A ausência do apoio familiar para o público senescente com DM favorece a não adesão ao tratamento. Considerações finais: Os diferentes tipos de apoios familiares auxiliam no tratamento do DM para as pessoas idosas.
Palavras-chave: Pessoa idosa; Idoso; Diabetes Mellitus; Saúde do Idoso; Apoio Familiar
Copyright (c) 2025 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.