O papel da enfermagem no aconselhamento nutricional de diabéticos: uma revisão integrativa
Débora Pereira de Souza, Márcio Pereira Lôbo, Tiago Novais Rocha, Alba Benemérita Alves Vilela
Resumo
A Diabetes Mellitus configura-se como um dos principais desafios de saúde pública mundial, com crescimento alarmante nas últimas décadas. Diante desse contexto, este estudo tem como objetivo analisar o aconselhamento nutricional realizado por enfermeiros no cuidado a pacientes com Diabetes Mellitus na Atenção Primária à Saúde, com foco na análise de suas práticas, desafios e potencialidades. Deste modo, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, na qual foram incluídos artigos originais com abordagens qualitativa, quantitativa ou mista. Os estudos selecionados abordavam o aconselhamento nutricional conduzido por enfermeiros no cuidado a pessoas com Diabetes Mellitus no contexto da Atenção Primária à Saúde, totalizando oito artigos incluídos nesta análise. A prática demonstrou-se presente, embora caracterizada por orientações básicas, baixa sistematização e desafios como a falta de formação específica, tempo de atendimento limitado e barreiras socioeconômicas dos pacientes. Em conclusão, o aconselhamento nutricional por enfermeiros configura-se como uma ferramenta valiosa no manejo do diabetes, com potencial para promover a autonomia e otimizar o controle da doença. Contudo, sua efetividade está condicionada a diversos fatores, e estudos futuros são necessários para aprofundar a compreensão e otimizar sua implementação.
Palavras-chave: Diabetes Mellitus. Enfermeiro. Educação Alimentar e Nutricional. Atenção Primaria à Saúde.
Copyright (c) 2025 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.