Letramento Em Saúde De Profissionais Vinculados a um Programa de Atenção Domiciliar
Douglas Alves da Silva Santos, Jeverson de Sousa Barbosa Lima, Esmeralda Neiva Misterdão, Isack Anias Silva Nunes, Klévia Fernandes da Silva, Maria das Graças Vieira Rios, Leidiene Ferreira Santos
Resumo
Introdução: A Atenção Domiciliar (AD) oferece cuidados integrados no ambiente familiar, promovendo benefícios clínicos e psicossociais. No Brasil, o Programa Melhor em Casa destaca a importância do Letramento em Saúde (LS) para a eficácia da assistência domiciliar. Objetivo: Avaliar as condições de LS entre profissionais de saúde do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) em Palmas, Tocantins. Metodologia: Estudo transversal com 36 profissionais, usando o Health Literacy Questionnaire (HLQ-Br) e questionário sociodemográfico. Análises estatísticas incluíram ANOVA e correlações de Spearman para explorar as relações entre variáveis sociodemográficas e LS. Resultados: Escolaridade e experiência são fatores chave para o LS. Competências interpessoais surgiram como área de melhoria. Profissionais com formação médica e menor tempo no SAD apresentaram escores mais elevados. Conclusão: Apesar da competência técnica, há necessidade de capacitação contínua focada em habilidades interpessoais e trabalho em equipe, garantindo atenção domiciliar centrada no paciente.
Palavras chave: Serviços de Assistência Domiciliar; Letramento em Saúde; Pessoal de Saúde
Copyright (c) 2025 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.