A tuberculose em municípios pernambucanos: um estudo ecológico sobre a XI Regional de Saúde
Daphne Galvão de Souza, Gabriel Jesus Alves Fernandes, Anderson Lima de Pádua, Guilherme dos Santos Pereira, Luana Maria Martins Cabral, George Alessandro Maranhão Conrado, Valda Lúcia Moreira Luna, Pauliana Valéria Machado Galvão
Resumo
Introdução: A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pela Mycobacterium tuberculosis que acomete principalmente as vias aéreas. Por se tratar de uma enfermidade relacionada à pobreza, seus portadores sofrem muitos estigmas, enquadrando-se em doença social. Objetivo: Analisar a mortalidade por tuberculose nos municípios abarcados pela XI Regional de Saúde, no período de 2010 a 2021, a partir do Sistema de Informação sobre Mortalidade. Métodos: Estudo ecológico com análise de perfil sociodemográfico, distribuição espacial e medidas de tendência central a partir da utilização de dados públicos entre os anos de 2010 a 2021. Resultados: A maior parte dos óbitos é de homens, com idade entre 15 e 59 anos, sem companheiro(a), sem nenhuma escolaridade e residentes em Serra Talhada. Conclusão: O município de Serra Talhada é o polo da Regional de Saúde e, portanto, ainda que residentes em outros municípios, os falecimentos de pessoas que buscaram a unidade de saúde pela tuberculose são computados como óbitos em Serra Talhada.
Copyright (c) 2025 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.