Técnicas e recursos fisioterapêuticos utilizados para o tratamento da dor lombar crônica em idosos: uma revisão integrativa
Andreza Crizostomo Barata, Nicanor Tiago Bueno Antunes, Andreia Crizostomo Barata, Adriano Carvalho de Oliveira, Thiago Santos da Silva
Abstract
O envelhecimento populacional no Brasil é acompanhado por um aumento da prevalência de condições crônicas, como a dor lombar crônica, que impacta significativamente a qualidade de vida dos idosos. Este trabalho realiza uma revisão integrativa sobre as técnicas e recursos fisioterapêuticos utilizados no tratamento dessa condição. A análise incluiu 11 estudos publicados nos últimos 10 anos, abrangendo intervenções como exercícios terapêuticos, treinamento muscular, eletroacupuntura, terapia manual, Tai Chi Chuan e Pilates. Resultados demonstram que a combinação de técnicas ativas e passivas proporciona redução da dor, melhora da funcionalidade e qualidade de vida. Estratégias como treinamento muscular e estabilização do core apresentaram evidências robustas, enquanto recursos como manipulação espinhal e acupuntura foram eficazes no alívio imediato da dor. Conclui-se que abordagens individualizadas e integrativas são fundamentais para maximizar os benefícios terapêuticos em idosos com dor lombar crônica.
Copyright (c) 2025 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.