Plantas medicinais comercializadas na Região Metropolitana de Belém, Pará, Brasil: Tratamento de infecções respiratórias
Jéssica Juliane Furtado Santos; Márlia Regina Coelho-Ferreira, Pedro Glécio Costa Lima
Resumen
Na Região Amazônica há uma grande diversidade de plantas utilizadas de forma medicinal, empregadas para o tratamento de diversas patologias, como doenças do sistema respiratório. Diante disso, este estudo objetivou realizar um levantamento de plantas medicinais utilizadas para tratamento de doenças respiratórias, comercializadas em feiras livres e mercados públicos da Região Metropolitana de Belém do Pará. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com 25 vendedores de plantas medicinais, nos municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Isabel do Pará. Os resultados foram expressos em análise quantitativa e qualitativa. Registrou-se a ocorrência de 20 espécies de plantas medicinais. As partes das plantas mais consumidas medicinalmente foram as folhas, para tratar, principalmente, bronquite, asma e gripe, além de combater tosse e dor de garganta. Além disso, o uso dessas plantas medicinais no período de pandemia da Covi-19, foi observado na Amazônia. A utilização de plantas medicinais, portanto, é uma terapia alternativa no tratamento de infecções do trato respiratório e evidencia a importância do conhecimento tradicional associado ao uso terapêutico desses vegetais. É fundamental a realização de mais estudos, clínicos e fitoquímicos, a fim de contribuir para o uso seguro dessas plantas e também valorização da fitodiversidade amazônica.
Derechos de autor 2025 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.