Prevalência da síndrome congênita do Zika vírus em crianças nascidas no Maranhão entre 2015 e 2022

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Ludmila Araújo Garrido, Carolina dos Reis Alves Claudio Luís de Souza Santos, Ingred Gimenes Cassimiro de Freitas, Rosana Franciele Botelho Ruas, Jannayne Lúcia Câmara Dias, Ana Patrícia Fonseca Coelho Galvão

Resumen

Objetivou-se identificar a prevalência da síndrome congênita do Zika vírus em crianças nascidas no Maranhão. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, retrospectivo, transversal, com abordagem quantitativa, realizado no Maranhão com dados de acesso público disponível pelo DATASUS. A amostra foi composta por 565 gestantes com crianças nascidas no Maranhão e notificadas com a Síndrome Congênita do Zika vírus durante o período de 1º de janeiro de 2015 a 31 de agosto de 2022. Observou-se que a ultrassonografia obstétrica foi o exame mais solicitado e apresentou prevalência de resultados normais. Dos exames realizados, prevaleceram resultados alterados sugerindo infecção congênita ou apresentando outras alterações. Das gestantes avaliadas, houve prevalência de gestações com crianças do sexo feminino; peso adequado ao nascer; das alterações congênitas, detectado apenas microcefalia na maior parte das crianças acompanhadas; pequena parcela com deficiência neurológica, auditiva e visual; descoberta das alterações no pós-parto; idade gestacional acima de 27 semanas; e prevalência de crianças a termas. Em 10,9% dos casos, as crianças evoluíram para o óbito. Portanto, mais da metade destas crianças acompanhadas apresentaram alterações congênitas significativas detectadas durante o período pós-parto, sendo a microcefalia o principal achado observado nos exames de imagem, predispondo ao aumento da taxa de morbimortalidade infantil.

Biografía del autor/a

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE)

Acadêmico do curso de graduação em Medicina pelo Instituto de Ciências da Saúde das Faculdades Unidas do Norte de Minas/Sociedade Educativa do Brasil (ICS-FUNORTE/SOEBRAS) (08/2019 - 06/2025). Parecerista Ad Hoc de Periódicos científicos nacionais e internacionais. Ampla experiência na docência acadêmica e em projetos de pesquisa científica. Durante o Internato Médico, participou de estágios extracurriculares na Clínica Médica, Bloco Cirúrgico e Enfermaria Cirúrgica, Pronto-Socorro, Hemodinâmica e Enfermaria Cardiológica e desenvolveu atividades acadêmicas nas seguintes áreas: cirurgia, clínica médica - medicina interna, urgência e emergências médicas. Foi membro efetivo da Liga Acadêmica de Cirurgia Pediátrica (LACIP) e de Otorrinolaringologia (LAORL). E-mail 1: patrick.nogueira34@outlook.com. E-mail 2: nogueira_patrick@yahoo.com.br. Linkedin: https://br.linkedin.com/in/patrick-leonardo-nogueira-da-silva-4a6922138

Ludmila Araújo Garrido, UNIVERSIDADE CEUMA

Enfermeira pela Universidade Ceuma (UNICEUMA). São Luís (MA), Brasil.

Carolina dos Reis Alves, FACULDADES UNIDAS DO NORTE DE MINAS

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE). Montes Claros (MG), Brasil.

Cláudio Luís de Souza Santos, FACULDADES UNIDAS DO NORTE DE MINAS

Enfermeiro, Especialista em Saúde Mental, Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE). Montes Claros (MG), Brasil.

Ingred Gimenes Cassimiro de Freitas, FACULDADES UNIDAS DO NORTE DE MINAS

Acadêmica do curso de graduação em Medicina pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE). Montes Claros (MG), Brasil.

Rosana Franciele Botelho Ruas, FACULDADES UNIDAS DO NORTE DE MINAS

Acadêmica do curso de graduação em Medicina pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE). Montes Claros (MG), Brasil.

Jannayne Lúcia Câmara Dias, FACULDADES UNIDAS DO NORTE DE MINAS

Enfermeira, Mestre em Saúde, Sociedade e Ambiente, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE). Montes Claros (MG), Brasil.

Ana Patrícia Fonseca Coelho Galvão, UNIVERSIDADE CEUMA

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Ceuma (UNICEUMA). São Luís (MA), Brasil.

Publicado
2025-12-06