Qualidade de vida em servidores técnico administrativos: um estudo em uma Universidade do sul do Tocantins

Andressa Saraiva Castilho, Ana Paula Bezerra Barbosa Vinicius Lopes Marinho, Jeann Bruno Ferreira da Silva, Sarah Nunes da Cruz Maurício Alves

Resumo

Introdução: De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) a qualidade de vida pode ser definida como “a percepção do indivíduo de” sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações’’ A qualidade de vida é uma preocupação progressiva na sociedade, e isso se deve a associação entre saúde e QV, sendo considerado até como termos sinônimos, porém este é um termo mais amplo que envolve não só saúde, mas também um bem-estar físico, mental e social. Objetivo: Investigar os a qualidade de vida de servidores técnico administrativos de uma universidade do Sul Tocantins. Metodologia: Tratou-se de uma pesquisa transversal de caráter quantitativa realizada com 61 servidores de uma Universidade do Sul do Tocantins, Brasil. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e de acordo com o manual de correção do WHOQOL-bref, com dados apresentados em gráficos e tabelas. Resultados:  Em se tratando dos escores de qualidade de vida, o maior domínio foi o das relações socias e o menor o domínio ambiental.  Considerações finais: Os servidores avaliam sua qualidade de vida de forma positiva, no entanto possuem alguma alteração na avaliação no ambiente de trabalho, o que pode influenciar sua qualidade de vida.

Palavras-chave: Qualidade de vida; servidores; administrativos; universidade

Biografia do Autor

Jeann Bruno Ferreira da Silva, Universidade UNIRG, Brasil

Doutorando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins - UFT; Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins - UFT; Pós-Graduado em Saúde Mental pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá - FACIMAB; Pós-graduado em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá - FACIMAB; Possui Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário UnirG; Atualmente exerce carreira docente como Professor Assistente nos cursos de Psicologia e Medicina da Universidade de Gurupi - UnirG; Atua como Psicólogo Clínico no atendimento à jovens e adultos. Tem experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Mental do Trabalhador e Promoção de Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Clínica, Saúde Mental, Psicologia do Trabalho, Psicologia da Saúde, Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas de Saúde.

Vinícius Lopes Marinho, Universidade de Gurupi

Psicólogo, Doutor em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari-UNIVATES.Mestre em Ciências da  Saúde pela Universidade Federal do Tocantins. Docente dos cursos de Psicologia e Odontologia da Universidade de Gurupi-UNIRG.

Andressa Saraiva Castilho, Universidade de Gurupi

Acadêmica do curso de Psicologia, Universidade de Gurupi - UnirG.

Ana Paula Bezerra Barbosa, Universidade de Gurupi - UnirG

Enfermeira, acadêmica do curso de medicina. Universidade de Gurupi - UnirG.

Sarah Nunes da Cruz Maurício Alves , Universidade de Gurupi

Acadêmica- Curso de Psicologia- Universidade de Gurupi

Publicado
2023-03-16