Atuação do Farmacêutico no Fluxo de Cuidado de Pacientes com Hanseníase
Thiago Ribeiro Coimbra, Guilherme Nobre Lima do Nascimento
Resumo
A hanseníase é uma doença infecciosa de evolução crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae, na qual diagnosticada e tratada tardiamente pode acarretar sequelas neuropáticas e incapacidade física. O tratamento da hanseníase é de longo prazo e requer cuidados específicos, destacando a importância da contribuição do profissional farmacêutico por meio das orientações e acompanhamentos farmacoterapêuticos. A pesquisa teve como objetivo analisar a participação do farmacêutico no manejo dos pacientes com hanseníase com base nos fluxogramas estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Palmas - TO. Diante disso, foram realizadas análises documentais dos fluxogramas, acessados por meio do sistema de notificação do município de Palmas - NOTIFICASUS, sendo coletadas informações sobre em quais etapas dos fluxos o farmacêutico está envolvido e quais são suas atribuições em cada etapa. Dessa forma, foi verificada uma ausência significativa da inclusão dos serviços farmacêuticos no cuidado ao tratamento da hanseníase, o que pode favorecer em problemas de interrupção e descontinuidade do tratamento. A partir disso, a pesquisa propõe uma reorganização dos fluxogramas nos serviços de saúde, sugerindo uma maior presença do farmacêutico no cuidado aos pacientes de hanseníase, a fim de garantir a efetividade e a adesão ao tratamento.
Copyright (c) 2025 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.