Satisfação de parturientes e puérperas com a experiência de parto: revisão de literatura sistemática integrativa
Carolina Martins Aguiar, Isabelle Lorena Alves de Souza Neves, Felipe Oliveira Neves, Andressa Saraiva Castilho, Ellen Fernanda Klinger
Resumo
O parto é um evento marcante na vida da mulher, influenciando seu bem-estar físico e emocional, além da saúde do recém-nascido. Compreender as percepções e fatores que afetam a satisfação das parturientes é essencial para aprimorar a assistência obstétrica e garantir partos mais seguros. Este estudo analisou a assistência a parturientes e puérperas e a experiência de satisfação, considerando respostas positivas e negativas e o papel da rede de apoio, com ênfase no suporte psicológico e emocional. Foi realizada uma revisão sistemática integrativa da literatura, abrangendo 19 artigos. A experiência positiva de parto foi associada à informação adequada e ao suporte emocional, social e profissional, destacando a importância de uma rede de apoio bem estruturada. A atuação do psicólogo foi evidenciada como relevante, envolvendo escuta ativa, sensibilidade e promoção do protagonismo feminino no processo de parto.
Copyright (c) 2025 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.