Elaboração de tecnologia educativa: cartilha sobre gravidez precoce
Cariane Renata Saldanha Fant Gonzatto, Conterno, Solange de Fátima Reis, Silva, Gilson Fernandes
Resumo
Introdução: O conhecimento sobre sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos é essencial para reduzir vulnerabilidades na adolescência, prevenindo a gravidez precoce, um evento recorrente e significativo. Nesse contexto, as tecnologias educacionais são importantes ferramentas que promovem a educação em saúde, permitindo que gestantes e profissionais atuem como agentes de mudança. Objetivo: Descrever as etapas de elaboração de uma cartilha educativa sobre gestação na adolescência. Métodos: Estudo metodológico de desenvolvimento de tecnologia educativa, estruturado em três etapas: 1ª Coleta de dados com o público-alvo e identificação de temas geradores; 2ª Definição das temáticas e fundamentos teóricos; 3ª Criação artística da cartilha: elaboração do conteúdo, layout, design e composição da primeira versão. Realizaram-se entrevistas estruturadas, cujos dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo, identificando os temas geradores. O estudo foi conduzido em uma cidade do oeste paranaense, entre março e abril de 2021, com a participação de 30 gestantes adolescentes. Resultados: Emergiram as seguintes temáticas sobre a gestação precoce na perspectiva das adolescentes: gestação não planejada, diálogo familiar sobre sexualidade, métodos contraceptivos: conhecimento e uso, relacionamento afetivo e decisões sobre prevenção, transformações físicas, percepção das mudanças provocadas pela gravidez e planos futuros. Conclusão: A tecnologia educativa desenvolvida possui caráter preventivo ao abordar e orientar sobre métodos contraceptivos e estratégias de prevenção da gravidez precoce, além de funcionar como instrumento de promoção da saúde, focado na educação sexual e reprodutiva, subsidiando ações educativas para adolescentes em unidades de saúde, escolas e para consulta pelo público-alvo.
Palavras-Chaves: Educação em Saúde. Tecnologia educacional. Gravidez na adolescência.
Copyright (c) 2025 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.